May 20, 2024
Manaus

Wilson Lima aprova propostas para geração bilionária em créditos de carbono

Wilson Lima aprova propostas para geração bilionária em créditos de carbono Foto: divulgação

Em Manaus (AM) – Uma importante declaração foi feita pelo governador Wilson Lima nesta quinta-feira (20), revelando que foram aprovadas as primeiras propostas de um edital promovido pelo Governo do Amazonas. Esses projetos são promissores, pois têm o potencial de gerar mais de R$ 3,3 bilhões em novos créditos de carbono, abrangendo duas Unidades de Conservação (UCs) estaduais. De forma emblemática, o Governo Estadual inaugura uma nova era para o mercado de carbono no Amazonas, um segmento estagnado há mais de duas décadas, através de uma abordagem pioneira que abarca desenvolvimento econômico, social e ambiental.

O governador Lima enfatizou a magnitude do esforço necessário para alcançar este marco desde 2019, desenvolvendo métodos que permitem a econômica prosperar sem sacrificar a integridade da floresta.

“Este momento é o culminar de uma série de esforços concentrados na formulação de um quadro legal robusto, que incluiu a implementação da lei de Serviços Ambientais. Examinamos o que já foi realizado mundialmente, buscando o apoio de organizações de prestígio, e enfatizamos a crucial integração das comunidades na concepção e execução dos projetos,” expressou Wilson Lima.

O leque de projetos engloba ações variadas como restauração florestal, turismo comunitário, fomento à bioeconomia e às cadeias produtivas locais, abrangendo a pesca do pirarucu e a extração sustentável de madeira e não-madeira. As Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma e do Rio Negro serão primordialmente beneficiadas.

Estes empreendimentos têm o potencial de resultar em 28,5 toneladas de créditos de carbono nas duas UCs mencionadas. Com as propostas agora aprovadas, as empresas irão operar em conjunto com as comunidades locais e o Governo Estadual, visando implementar medidas sustentáveis que tragam benefícios tangíveis para as comunidades e fortaleçam a conservação ambiental.

Conforme a estrutura planejada, metade dos recursos adquiridos a partir desses projetos será reinvestida diretamente nas UCs, promovendo o desenvolvimento produtivo, apoio às Associações-Mãe, melhorias infraestruturais, entre outros investimentos. A outra metade será destinada ao Fundo Estadual de Mudanças Climáticas (Femucs), com o objetivo é fortalecer o gerenciamento ambiental e garantir a sustentabilidade financeira do programa “Guardiões da Floresta”.

O anúncio contou com a presença do vice-governador Tadeu de Souza; o deputado estadual João Luiz; os vereadores Professora Jaqueline Pinheira, Márcio Tavares e Rodrigo Guedes; além de secretários estaduais e representantes das comunidades beneficiadas.

Em uma análise detalhada das propostas, a RDS do Juma teve três candidaturas, com a da Future Carbon Holding S.A. emergindo como a mais benéfica para o estado. Na RDS do Rio Negro, a mesma empresa saiu vitoriosa entre quatro propostas. Esses projetos prometem um incremento significativo na geração de créditos de carbono, com estimativas de receitas substanciais que beneficiarão centenas de famílias locais.

Os projetos de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) dentro das UCs são reconhecidos mundialmente por sua inovação. A estratégia do Mercado de Carbono do Estado é ampla, abrangendo desde o sistema jurisdicional até a comercialização de créditos históricos.

O próximo passo envolve a implementação dos projetos vencedores, visando gerar créditos de carbono de maneira que esses benefícios se revertam para as comunidades locais e fortaleçam a gestão ambiental de modo abrangente. As iniciativas serão desenvolvidas em parceria com as Associações-Mãe das UCs e comunidades locais, garantindo que as salvaguardas socioambientais sejam plenamente respeitadas.

Propostas como a de Roberto Cidade e outros esforços de proteção a crianças e adolescentes no AM são exemplos claros de como o comprometimento com o meio ambiente e as comunidades pode resultar em desenvolvimento sustentável e integral.

Fique sempre informado com as notícias do Portal Tucumã, [Clique aqui](https://cutt.ly/96sGWrb) para receber atualizações diretamente no seu WhatsApp.

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/

About Author

redacao