May 20, 2024
Manaus

Rio Amazonas registra alta após período de vazante recorde de 150 dias

Rio Amazonas registra alta após período de vazante recorde de 150 dias Medidor do Rio Amazonas no porto municipal de Itacoatiara (AM) — Foto: Liam Cavalcante/ Rede Amazônica

O nível do Rio Amazonas finalmente começa a subir em Itacoatiara, no interior do Amazonas, após um longo período de vazante. De acordo com as medições diárias do Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizadas no porto da cidade, entre a última quinta-feira (26) e esta segunda-feira (30), o rio subiu incríveis 14 centímetros.

Essa é uma ótima notícia, considerando que o rio atingiu o menor nível registrado pelo SGB em 25 anos de monitoramento no município, chegando a apenas 36 centímetros no dia 26 de outubro de 2023. Antes disso, o recorde de pior vazante era de 91 centímetros, registrado em outubro de 2010.

A medição do porto de Itacoatiara revelou que o Rio Amazonas desceu 13,40 metros desde o início da vazante, que começou no dia 26 de maio deste ano e durou incríveis 152 dias. Essa seca histórica trouxe grandes dificuldades para a população ribeirinha, deixando 70 comunidades em situação de isolamento, de acordo com a Defesa Civil.

Essa situação preocupante afetou diversos aspectos da vida dos moradores, especialmente no que diz respeito à obtenção de água potável, alimentos e remédios. Sem falar nos problemas que causou na navegação, impedindo a passagem de grandes navios cargueiros pela foz do Rio Madeira, próximo a Itacoatiara, e na região do Tabocal, próximo a Manaus, prejudicando o abastecimento de insumos para as fábricas da Zona Franca.

Portanto, a notícia do aumento do nível do Rio Amazonas traz um alívio para a população dessas regiões, que agora esperam que a situação se normalize e as dificuldades sejam amenizadas.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/10/30/rio-amazonas-comeca-a-subir-apos-142-dias-em-itacoatiara.ghtml

About Author

redacao