May 20, 2024
Manaus

Inicia-se em Manaus o TEDxAmazônia, evento sobre desenvolvimento sustentável na região amazônica

Inicia-se em Manaus o TEDxAmazônia, evento sobre desenvolvimento sustentável na região amazônica Depois de 13 anos, Manaus recebe novamente a edição do TEDxAmazônia — Foto: Hariel Fontenelle/ g1 AM

TEDxAmazônia volta após 13 anos com debates sobre a crise climática na Amazônia

O tão aguardado TEDxAmazônia teve início nesta quinta-feira (2), trazendo uma programação repleta de palestrantes renomados para debater temas de extrema importância para a região. Após 13 anos desde a última edição, o evento retornou em um momento crucial da crise climática que afeta o Amazonas.

A abertura do evento ocorreu no Teatro Icbeu, localizado no coração da capital, e contou com a presença exclusiva de convidados. A partir de agora, a programação segue nos próximos três dias: sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5).

A organização do TEDxAmazônia planejou mais de 50 palestras em que diversos especialistas discutirão assuntos como bioeconomia, geração de renda, oportunidades e empreendedorismo, todos voltados para a Amazônia. A intenção é não apenas abordar os desafios e problemas enfrentados pela região, mas também apresentar soluções para a crise.

O g1 teve o privilégio de participar da abertura do evento e aproveitou a oportunidade para entrevistar o organizador, Rodrigo Cunha. Ele ressaltou que o retorno do TEDx em Manaus coincide com uma das fases mais críticas da crise climática que assola a Amazônia.

“Em 2010, organizamos a primeira edição do TEDx aqui em Manaus, mas naquela época a região já enfrentava momentos difíceis. Agora, após 13 anos, estamos vivenciando a pior seca da história, com queimadas e ondas de fumaça assolando a cidade. Isso nos faz refletir sobre como estamos encarando essa questão climática e quais soluções devemos adotar para enfrentar essa crise”, ressaltou Cunha.

Durante a entrevista, Cunha mencionou um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos em 2019, que explorou as consequências catastróficas caso a Amazônia fosse completamente destruída.

“Não podemos permitir que a floresta seja derrubada. Em 2019, foi divulgado que a perda da Floresta Amazônica resultaria em 15% a 30% menos chuva em todo o mundo. Imagine o impacto disso na produção agrícola e na vida das pessoas”, alertou Rodrigo.

Após a abertura, o TEDxAmazônia prosseguirá com sua programação até domingo, no Armazém XV, localizado no Centro de Manaus. E para aqueles que não puderem comparecer, o g1 transmitirá parte das palestras online, tornando possível que uma audiência ainda maior tenha acesso a esses conteúdos valiosos.

Para quem não conhece, o TEDxAmazônia faz parte da plataforma mundialmente famosa das TED talks, que já alcançaram mais de 230 milhões de pessoas. As TED talks são conhecidas por reunirem ideias revolucionárias através de palestras inspiradoras de pensadores e líderes de destaque.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/02/tedxamazonia-evento-sobre-desenvolvimento-sustentavel-na-amazonia-tem-inicio-em-manaus.ghtml

About Author

redacao