April 25, 2024
Manaus

Projeto Paradiso apoia filmes brasileiros na participação do Festival de Berlim

Projeto Paradiso apoia filmes brasileiros na participação do Festival de Berlim Foto: divulgação

A edição de n° 74 do prestigioso Festival Internacional de Cinema de Berlim, popularmente conhecido como Berlinale, que está programado para dar seu pontapé inicial no dia 15 de fevereiro próximo, terá presença brasileira, protagonizando o cinema nacional. Três obras cinematográficas foram agraciadas com o suporte da iniciativa ‘Brasil no Mundo’, ideia originada do Projeto Paradiso, e estarão prestes a marcar presença no festival.

“No Campo; Na Cidade”, uma produção assinada por Juliana Rojas e produzido por Dezenove Som e Imagem, Globo Filmes, Canal Brasil, Telecine e O2 Play, assim como “Dormindo com os Olhos Abertos”, trazida à vida pela realizadora Nele Wohlatz e produzido por CinemaScópio, Ruda Cine (Argentina), Yi Tiao Long Hu Bao International Entertainment Co. (Taiwan) e Blinker Filmproduktion (Alemanha), serão apresentados na seção Encounters. “Betânia”, dirigido por Marcelo Botta e uma produção da Salvatore Filmes, terá sua exibição na seção Panorama.

Para além do suporte concedido aos longas, Emanuel Lavor, diretor e roteirista, e membro da Rede Paradiso de Talentos, terá a oportunidade de exibir seu mais recente projeto, “A Onça”, eleito para a Incubadora Paradiso 2024, no workshop Script Station, parte integrante do Talent Labs de Berlinale, graças também ao suporte do Projeto Paradiso. Todas as iniciativas do Projeto Paradiso focadas ao festival berlinense estão descritas detalhadamente num folder em inglês, acessível através deste link.

“Dentro dos quase 30 eventos agendados, o Festival de Berlim será o terceiro a receber o suporte do Projeto Paradiso, através do programa Brasil no Mundo, neste ano. Estamos iniciando da melhor maneira possível, tendo em vista a relevância das produções que estão alcançando uma destacada visibilidade no panorama internacional. Tivemos o prazer de acompanhar ‘Betânia’ desde o Primer Corte, no Ventana Sur, em 2022, e agora nos alegramos em saber que ele terá sua estreia no Festival de Berlim. Este início de ano está trazendo gratas notícias e promete ser um ano produtivo para o audiovisual”, celebra Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

O corrente ano será marcado pelos esforços contínuos do Projeto Paradiso, através do programa Brasil no Mundo, que planeja investir mais de R$ 650 mil para promover a participação de longas-metragens e séries de ficção brasileiros selecionados em 29 festivais e mercados em toda América, Europa, Ásia e África. Novos apoios estão previstos para as principais competições dos festivais Tallinn Black Nights (Estônia); Festival de Marrakech (Marrocos) e Festival de Busan (Coreia do Sul), não esquecendo o Iberseries (Espanha), voltado para séries. Entre os eventos tradicionais que voltam ao cenário estão Cannes, Roterdã, Sundance, Locarno, San Sebastian, Guadalajara, Annecy, Biarritz, Toronto, Toulouse e Ventana Sur, além de South by Southwest, Jeonju, Tribeca e Frameline, entre outros. E mais uma vez, apoio será concedido ao festival de cinema de gênero da Catalunha, o Sitges.

Informações adicionais sobre o Projeto Paradiso:

O Projeto Paradiso, uma manifestação filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, tem seu foco no desenvolvimento profissional e estimula a geração de conhecimento por meio de bolsas de estudo, mentorias, cursos, seminários e pesquisas. Com uma visão direcionada à internacionalização, atua em parceria com instituições referentes no Brasil e no exterior, criando assim, oportunidades para os profissionais em diferentes estágios da carreira. Em apenas quatro anos de existência, inúmeros profissionais brasileiros do audiovisual foram beneficiados por suas inúmeras iniciativas.

* Informações concedidas pela assessoria

Mais notícias:

Viradouro conquista título no grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2024

Mocidade Alegre leva o bicampeonato no grupo especial do Carnaval de São Paulo

Vaca causa furor em bloco ao ‘festejar carnaval’ com os foliões; confira o momento inusitado

Fonte: https://emtempo.com.br/225069/cultura/filmes-brasileiros-recebem-apoio-do-projeto-paradiso-para-participar-do-festival-de-berlim/

About Author

redacao