April 25, 2024
Manaus

Indonésia faz história ao realizar maior eleição mundial em um dia apenas

Indonésia faz história ao realizar maior eleição mundial em um dia apenas Foto: divulgação

Na quarta-feira passada (14), o gigantesco arquipélago da Indonésia testemunhou um momento eleitoral histórico. Mais de 200 milhões de eleitores compareceram para votar e determinar seu próximo líder, na maior eleição já realizada em um único dia a nível global.

Marchando firmemente desde a queda do regime autoritário do falecido ditador Suharto em 1998, o país com a maior população muçulmana do mundo se tornou um exemplo vibrante de democracia e economia no Sudeste Asiático.

Consolidar um processo eleitoral nesta vasta nação, mais ampla que os Estados Unidos e abrangendo três fusos horários, é um feito gargantuan. Com mais de 18.000 ilhas e ilhotas, 6.000 delas com população residente, e mais de 150 idiomas falados, o desafio logístico é enorme.

Figuras políticas proeminentes dominaram a campanha, que foi um marco eleitoral não apenas por decidir o próximo presidente, mas também pela seleção de aproximadamente 20.000 legisladores nacionais e provinciais.

Os jovens eleitores representam um papel crucial neste cenário, já que aproximadamente metade dos eleitores registrados possuem menos de 40 anos, segundo a Comissão Geral de Eleições da Indonésia.

A oferta de empregos é uma demanda importante para muitos eleitores, com os candidatos à presidência comprometendo-se a acelerar o crescimento econômico do país, baseado em recursos naturais abundantes e oportunidades comerciais. Entretanto, a problemática das mudanças climáticas e a madeira ilegal são obstáculos para a sustentabilidade futura da Indonésia.

Os candidatos encabeçando a corrida presidencial são um ex-general e dois ex-governadores. O ex-general Prabowo Subianto, de 72 anos e atual ministro da Defesa, lidera as pesquisas mesmo após disputar a presidência pela terceira vez. Prabowo, que é o ex-genro do falecido ditador Suharto, mantém sua popularidade alta apesar das alegações de controvérsia no seu histórico militar.

Apesar de Prabowo ser acusado de sequestrar e torturar ativistas pró-democracia no final dos anos 90, ele nega essas responsabilidades e reformulou sua imagem como defensor da democracia. Porém, muitos ativistas e analistas permanecem apreensivos quanto ao seu passado autoritário.

Candidatos presidenciais da Indonésia em 2024, Ganjar Pranowo (e), Prabowo Subianto e Anies Baswedan (d) / Getty Images

Ganjar Pranowo, do Partido Democrático de Luta da Indonésia, também está na disputa. Seu passado como governador de Java Central e seu atual cargo como vice-presidente, lhe renderam seguidores leais fora da capital, Jacarta.

Anies Baswedan, o ex-governador de Jacarta, concorre como candidato independente. Ligado a grupos islâmicos, Anies foi o responsável por uma polêmica acusação de blasfêmia contra um cristão de origem chinesa nas eleições para a governança de Jacarta em 2017.

A votação teve início em ritmo lento em Jacarta devido a inundações causadas por fortes chuvas, mas os últimos eleitores compareceram pouco antes do encerramento para a contagem de votos. Cerca de 70 seções eleitorais foram afetadas pela inundação, o que não impactou significativamente a participação, que costuma ser de cerca de 75% em eleições anteriores.

Para mais informações, visite o site da CNN Brasil.

Nas outras notícias:

– Fuga de detentos do PCC em prisão de segurança máxima no Brasil
– Tentativa de roubo causa prejuízos em loja de calçados em Manaus
– Repositores de supermercados em Manaus recebem homenagens.

Fonte: https://emtempo.com.br/225038/mundo/indonesia-realiza-maior-eleicao-feita-em-um-unico-dia-no-mundo/

About Author

redacao