May 18, 2024
Manaus

Prefeito de Manaus apresenta nova estrutura do píer turístico no rio Negro.

Prefeito de Manaus apresenta nova estrutura do píer turístico no rio Negro. Foto: divulgação

O prefeito de Manaus, David Almeida, anuncia nesta sexta-feira, dia 19 de abril, a instalação da peça central do píer turístico no Rio Negro, um marco importante do mirante chamado Lúcia Almeida, situado no coração histórico da cidade. Essa iniciativa é um dos elementos destacados do projeto “Nosso Centro”, desenvolvido sob a égide do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Durante a revelação, Almeida afirmou: “Hoje, temos o prazer de apresentar à população a balsa central do píer ‘Manaus 355’, que será integrada ao mirante Lúcia Almeida. Esta componente é crucial para a segunda fase dessa extraordinária obra, que simboliza um avanço significativo para o turismo em nossa cidade. Antecipamos que, até o final do mês de junho, a estrutura estará completa e pronta para acolher os navios turísticos.”

O processo de construção do píer está em andamento em um estaleiro no bairro Compensa, localizado na zona oeste da cidade. Este projeto complexo envolve múltiplas frentes de obra, incluindo a construção do porto, instalação de pontes e fixação de boias. Já no local do mirante, foram colocadas 14 boias que servirão de âncora para o píer.

A principal estrutura flutuante do projeto tem dimensões expressivas, com 12 metros de largura e 80 metros de comprimento, pesando quase 300 toneladas. Este será o primeiro component a ser colocado na água, permanecendo ancorado no estaleiro até a conclusão da pintura das pontes flutuantes.

A prefeitura está rapidamente concluindo o primeiro píer turístico da cidade, localizado no complexo de São Vicente, à entrada da Avenida 7 de Setembro, no centro da zona sul da cidade. Esta estrutura é parte crucial da primeira fase do projeto “Nosso Centro”, uma iniciativa lançada durante a gestão do prefeito David Almeida em 2021, que agora se aproxima da sua conclusão e inauguração oficial.

O uso de boias, ou poitas, como método de ancoragem das estruturas do píer permite que estas permaneçam flutuantes, adaptando-se às variações de nível das águas do rio Negro. Em breve, essas boias serão posicionadas definitivamente no rio.

Essas poitas são essenciais para a ancoragem segura do porto e das estruturas flutuantes associadas, que incluem mais três pontes de ligação e duas estruturas de apoio, garantindo a estabilidade necessária para as operações turísticas.

O novo píer será não apenas um ponto de partida e chegada para as operações turísticas que exploram a rica hidrografia da Amazônia, mas também um ponto de integração com o mirante Lúcia Almeida, oferecendo segurança, conforto e um enriquecimento imediato à experiência turística do largo de São Vicente, tornando-se um referencial de movimento na orla de Manaus e seus arredores.

Com dimensões impressionantes, a capital amazonense está prestes a inaugurar seu primeiro píer turístico, uma estrutura metálica que será um ponto crucial para a atracação de embarcações e integral ao mirante Lúcia Almeida, contribuindo assim para o fortalecimento do trade turístico regional.

Este projeto visionário é planejado para ser concluído ainda no primeiro semestre deste ano, aproveitando o período de águas altas do rio Negro, proporcionando um acesso direto e imersivo aos visitantes à ilha de São Vicente, e permitindo que eles mergulhem na rica história de Manaus.

— —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – João Viana / Semcom

Para mais informações, acesse – https://flic.kr/s/aHBqjBmYfh

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/

About Author

redacao