April 25, 2024
Manaus Polícia

Inicia nesta quarta-feira (17) a matrícula dos novos alunos na rede pública de ensino

Inicia nesta quarta-feira (17) a matrícula dos novos alunos na rede pública de ensino Foto: divulgação

Inicia-se, nessa quarta-feira (17), o período de inscrições para novos estudantes da rede de ensino pública, que poderão ser realizadas via web através do portal matrículas.am.gov.br, com prazo final na sexta-feira subsequente (19). É de suma importância que os pais ou responsáveis conduzam a entrega de documentação necessária na unidade educacional escolhida dentro de três dias úteis para a conclusão do processo de matrícula. A impossibilidade de entrega dos documentos acarreta na perda da vaga, que retorna para o sistema de matrículas.

Essas datas de matrículas para ingressantes são uma sequência ao “Calendário de Matrículas de 2024”, que começou com a renovação de matrículas dos estudantes que já faziam parte da rede pública de ensino no Amazonas no ano anterior (2023), seguido pelo reordenamento e transferências de matrículas.

A gerente de Matrículas da Secretaria da Educação, Irlanda Araújo, esclarece que a rede de ensino pública está no fim de suas datas programadas no Calendário de Matrículas. Irlanda destaca, “estamos atendendo todos os procedimentos relacionados às matrículas desde o ano passado. Após a fase de matrículas de novos alunos, há um período estipulado para atendimento a alunos que se encontram atrasados, para aqueles que, por algum motivo, não conseguiram efetuar a matrícula do aluno durante o prazo estipulado”.

EJA
O ensino regular não é a única opção, a Secretaria da Educação também disponibiliza, para o ano de 2024, vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na capital e no interior. O período de inscrição para novos ingressantes também começa nessa quarta-feira (17).

A partir de 2021, a estrutura da EJA no Amazonas passou por nossa reformulação. Com isso, o ano letivo, que era de 12 meses, passou para um semestre (seis meses).

Documentação
Para a efetivação da matrícula de novos alunos, os seguintes documentos são necessários:

Comprovante de escolaridade original:
Guia de transferência;
Histórico Escolar;
Declaração de transferência (com prazo de 30 dias) para aqueles que advém da rede particular, federal, de outro estado ou municipal do interior do estado;
Certidão de nascimento (original e cópia);
CPF e RG (original e cópia) do aluno do ensino médio;
Cartão de vacinação (apenas cópia);
Duas fotos 3X4 recentes do aluno;
Documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula para estudantes menores de idade;
Comprovante de residência atualizada (com até 30 dias da data de apresentação).

As informações foram fornecidas pela assessoria.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/matricula-de-novos-alunos-na-rede-publica-de-ensino-inicia-nesta-quarta-feira-17/

About Author

Redação 2