May 18, 2024
Manaus Polícia

Contratação de transporte escolar em Manaus: atenção indispensável dos pais e responsáveis

Contratação de transporte escolar em Manaus: atenção indispensável dos pais e responsáveis Foto: divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), orienta pais e responsáveis sobre os cuidados na contratação de veículos de transporte escolar na volta às aulas. Neste período, quando a demanda por este tipo de serviço aumenta, é necessário verificar que o transporte escolhido esteja devidamente regularizado junto ao IMMU. Esta é uma medida essencial para a segurança dos estudantes.

“É muito importante que os pais ou responsáveis pelos alunos verifiquem a regularização das empresas de transporte escolar. Isso garante que os veículos passem por vistorias rigorosas, proporcionando segurança e tranquilidade no transporte dos estudantes. Os estudantes devem sempre ser a prioridade”, enfatizou Alexandre Frederico, vice-presidente de Transportes do IMMU.

Os pais ou responsáveis devem verificar a regularização das empresas ou dos permissionários individuais junto ao IMMU. A regularização assegura que os veículos passaram por vistorias e inspeções, cumprindo os padrões de segurança exigidos. Existem duas categorias de operadores no sistema, os permissionários individuais, que são pessoas físicas, e permissionários jurídicos, representados por empresas que prestam este tipo de serviço.

Os veículos destinados ao transporte escolar devem estar em conformidade com a padronização estabelecida pelo IMMU. Isso inclui a identificação visual específica e adaptações de segurança, sendo equipados com tacógrafo, cinto de segurança em todos os bancos, pintura de faixa lateral amarela com a descrição ‘ESCOLAR’ em preto no tamanho 40 x 30 cm. Deve exibir, ainda, o número de autorização do IMMU no rodapé da porta e na traseira do carro.

O IMMU informa que o motorista que for flagrado fazendo transporte escolar sem autorização terá o veículo apreendido e só será liberado após o pagamento de multa de 31 Unidades Fiscais do Município (UFM), o equivalente a R$ 4.334,42 e descaracterização completa do carro.

Para os interessados em se tornar operadores de transporte escolar, o IMMU disponibiliza um portal com todas as informações necessárias para o processo de credenciamento. É fundamental acessar o site bit.ly/3HdBk2d para obter as orientações detalhadas e iniciar o processo de obtenção da permissão da prefeitura.

A Prefeitura de Manaus reforça a importância de seguir estas orientações para garantir a segurança dos alunos que utilizam o transporte escolar.

Com informações da assessoria

About Author

Redação 2