May 18, 2024
Amazonas Manaus

‘ExpoAmazônia Bio&TIC’ 2023: Palcos e Espaços em Manaus serão construídos com Madeiras de Barcos Antigos

‘ExpoAmazônia Bio&TIC’ 2023: Palcos e Espaços em Manaus serão construídos com Madeiras de Barcos Antigos ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 vai ter palcos e espaços construídos utilizando uma técnica que une madeira de reuso de barcos antigos e materiais reaproveitados. — Foto: Divulgação

ExpoAmazônia Bio&TIC 2023: Palcos e espaços sustentáveis construídos com materiais reaproveitados

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 está se preparando para sediar um evento de tecnologia, bioeconomia e inovação nos dias 28, 29 e 30 de novembro em Manaus. Com o objetivo de impulsionar os setores de Bioeconomia (Bio) e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o evento busca promover o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia de forma sustentável.

Para alcançar esse objetivo, o arquiteto Sérgio Santos será responsável pela construção dos palcos, espaços e recepções da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, adotando uma abordagem inovadora ao utilizar materiais reaproveitados. O destaque fica por conta da utilização de madeira proveniente de barcos antigos, que são desmontados e transformados em mesas, cubos, balcões e outros itens.

O uso de materiais reaproveitados como paletes, OSB (oriented strand board) e embalagens gerais também está presente na construção dos estandes, móveis, painéis, portais e outros espaços do evento. Além disso, a ambientação e paisagismo da ExpoAmazônia contarão com a utilização de madeiras reaproveitadas, conferindo um toque especial ao local.

Uma vez que o evento encerrar, todos os materiais serão doados para instituições sociais e associações que trabalham com reciclagem, garantindo que o ciclo de sustentabilidade seja completo. O objetivo é dar um novo significado aos materiais descartados e incentivar outras pessoas a produzir itens semelhantes, contribuindo para a geração de renda e a preservação da Amazônia.

É importante destacar que o arquiteto Sérgio Santos possui um histórico de projetos inovadores, sendo reconhecido internacionalmente por suas ideias sustentáveis. Um dos projetos de destaque é o Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável da Amazônia (Reusa), que revitalizou uma área com casas instaladas à beira de um igarapé em Manaus. O Reusa busca promover uma urbanização sustentável de baixo custo em comunidades de alta vulnerabilidade socioambiental e econômica, gerando renda para a população local.

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 será realizada no Studio 5 Centro de Convenções, localizado em Manaus, e contará com debates em seis eixos temáticos, abordando desde a bioeconomia e a biotecnologia até a economia criativa e cultura. Com o intuito de fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e promover a integração com atores nacionais e internacionais de inovação, o evento busca consolidar a importância desses setores para a preservação da floresta amazônica e o desenvolvimento socioeconômico da região.

Para mais informações sobre a ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, acesse o site expoamazonia.com ou baixe o aplicativo oficial do evento disponível para Android e iOS.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/21/expoamazonia-bioandtic-2023-tem-palcos-e-espacos-feitos-com-madeiras-de-barcos-antigos-em-manaus.ghtml

About Author

redacao