May 18, 2024
Amazonas Manaus

Nível do Rio Negro em Manaus registra aumento de 24 centímetros em apenas quatro dias

Nível do Rio Negro em Manaus registra aumento de 24 centímetros em apenas quatro dias Porto de Manaus e Manaus Moderna em 16 de outubro de 2023, data em que o Rio Negro atingiu a maior seca em 121 anos. — Foto: William Duarte/Rede Amazônica

Rio Negro em Manaus volta a subir após nove dias de instabilidade

Após nove dias de instabilidade seguidos de uma vazante histórica, o Rio Negro finalmente voltou a subir em Manaus. Os dados fornecidos pelo Porto da capital, responsável pelo monitoramento do nível das águas, revelam um aumento de 24 centímetros em apenas quatro dias.

No ano de 2023, o Rio Negro enfrentou a pior seca em mais de 120 anos de acompanhamento. Essa situação trouxe graves consequências, como o isolamento de comunidades rurais, o fechamento de escolas e mudanças significativas na paisagem da cidade, que é situada às margens do rio.

Foram mais de 130 dias de vazante, trazendo preocupação e incertezas para a população. No entanto, no dia 28 de outubro, o rio começou a subir novamente, mantendo essa tendência até o dia 7 deste mês. Durante esse período, ocorreu uma elevação de 44 centímetros no nível das águas.

Entretanto, a partir do dia 8, o rio iniciou um movimento de descida, caracterizado como “repiquete”, que significa um efeito sanfona das águas. Durante nove dias consecutivos, o Rio Negro registrou uma queda de 26 centímetros.

No entanto, na última sexta-feira (17), o rio permaneceu estável, sem apresentar alterações significativas no seu nível. Porém, a situação mudou no sábado (18), quando o Porto novamente detectou um aumento no nível das águas.

Desde então, o rio tem apresentado os seguintes incrementos:

– 2 cm no dia 18 de novembro;
– 5 cm no dia 19 de novembro;
– 8 cm no dia 20 de novembro;
– 9 cm no dia 21 de novembro.

Essas mudanças trazem um alívio para a população de Manaus, que tem sofrido com as consequências da instabilidade do Rio Negro. A cidade segue atenta às variações do rio, na esperança de uma estabilidade duradoura que traga segurança e normalidade para todos.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/21/em-manaus-rio-negro-sobe-24-centimetros-em-quatro-dias.ghtml

About Author

redacao