May 18, 2024
Manaus

Embarcação encontrada no Pará tinha como destino Ilhas Canárias, afirma Polícia Federal.

Embarcação encontrada no Pará tinha como destino Ilhas Canárias, afirma Polícia Federal. Foto: divulgação

A embarcação descoberta ao longo do litoral do Pará no último sábado, 13 de novembro, tinha como destino final as Ilhas Canárias, na Espanha, conforme avaliação realizada pela Polícia Federal (PF). Este arquipélago é reconhecido por sua função como corredor migratório para aqueles que buscam adentrar no território europeu. Conforme indicado pela PF, os sinais sugerem que a origem da jornada do barco foi a Mauritânia, localizada na África, que inadvertidamente seguiu por uma corrente marítima em direção ao Brasil.

No decorrer da inspeção feita na embarcação, foram descobertos nove corpos, embora a estimativa da PF seja de que havia pelo menos 25 indivíduos presentes no barco, o qual foi estruturado de maneira artesanal e carecia de leme, motor ou qualquer mecanismo de navegação. “Foram encontrados no total nove corpos, com oito deles dentro do barco e um nono corpo localizado próximo a ele, em condições que indicavam pertencer ao mesmo conjunto de vítimas”, comunicou a PF.

Uma análise preliminar, conduzida em parceria com a Polícia Científica do Pará, revelou que os documentos e objetos pessoais encontrados junto aos corpos pertenciam a migrantes oriundos do continente africano, mais especificamente da região da Mauritânia e Mali, não descartando a possibilidade de que as vítimas possuíssem outras nacionalidades.

Além disso, a Polícia Federal relatou um caso semelhante que ocorreu em 2021. Na ocasião, três corpos em estado de decomposição foram encontrados em outra embarcação na costa do Ceará, não muito distante da capital, Fortaleza.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/

About Author

redacao