May 20, 2024
Manaus

Secretário de Comunicação de Manaus ameaça dono de portal e tenta silenciar a imprensa

Secretário de Comunicação de Manaus ameaça dono de portal e tenta silenciar a imprensa Foto: divulgação

Artigo de Manaus – Em recente desenvolvimento, Israel Conte, Secretário de Comunicação Municipal de Manaus (Semcom), está alegadamente recorrendo a táticas judiciais na tentativa de intimidar e limitar a liberdade de imprensa do Portal AM POST. Nesta terça-feira, 20 de Fevereiro, Conte divulgou em seu Instagram o Boletim de Ocorrência registrado por ele, afirmando que o destinatário da acusação será processado por injúria.

Segundo a denúncia, o administrador do portal é acusado pelo secretário de veicular notícia caluniosa acusando-o de atrasar pagamentos aos meios de comunicação locais, incluindo portais e blogs, por serviços contratados pela prefeitura de Manaus. Vale notar que esta alegação surge a partir de fontes que expuseram a situação na reportagem, indicando que alguns veículos de comunicação afirmam lugar a reivindicações de pagamentos pendentes de 2022. Este incidente acabou sendo destacado por outros meios de comunicação regionais.

A Constituição da República Federativa do Brasil assegura o direito à livre manifestação do pensamento (art. 5º, IV). Inegavelmente, este direito constitucional se estende ao direito de expressar opiniões e críticas, principalmente quando voltadas para figuras públicas.

Conspícuo nesta série de acusações é o fato de que o secretário Conte lançou suspeitas contra o administrador do portal sem fornecer evidências palpáveis. Conte alega que o acusado teria produzido e divulgado um vídeo anônimo imputando a ele o favoritismo a portais com sede em Parintins. Aparentemente, a constatação de reportagem negativa sobre sua gestão na Semcom teria levado o secretário a conectar a criação do vídeo à mesma pessoa. Importa referir, todavia, que tal alegação não possui base comprovada.

Parece que Israel Conte está a utilizar o Boletim de Ocorrência como um meio para intimidar o responsável pelo portal, na tentativa de prejudicar a imagem do site.

AM POST se mantém no mercado como um veículo de notícias que atua há uma década, fornecendo informações confiáveis, sem qualquer registro de intimidação por parte de um secretário de comunicação de qualquer entidade. A equipe jurídica da AM POST já foi instruída para tomar as medidas legais apropriadas.

Fonte: https://ampost.com.br/manaus/titular-da-semcom-israel-conte-tenta-intimidar-dono-de-portal-em-manaus/

About Author

Redação 2