May 20, 2024
Manaus

Rio Negro segue em queda após pior período de seca em mais de um século em Manaus

Rio Negro segue em queda após pior período de seca em mais de um século em Manaus Rio Negro durante a seca de 2023 no bairro de Educandos em Manaus — Foto: Hariel Fontenelle/g1

Rio Negro, em Manaus, continua descendo após enfrentar a maior seca em 121 anos. De acordo com dados atualizados nesta terça-feira (17), o rio manteve sua cota em 13,49. A previsão é que o nível das águas continue diminuindo até o início de novembro.

Na segunda-feira (16), Manaus testemunhou o pico da pior seca já registrada em 121 anos, com o Rio Negro atingindo os 13,59 metros. O Porto de Manaus, responsável pelo monitoramento do rio desde 1902, confirmou que esse é o pior cenário já documentado na cidade. Anteriormente, o recorde era de 2010, quando o Rio Negro atingiu os 13,63 metros.

Em 2023, a orla de Manaus apresenta uma paisagem desoladora, com o Rio Negro se afastando cada vez mais da cidade e sendo substituído por bancos de areia e cursos d’água mínimos.

Esse fenômeno tem afetado significativamente os principais pontos turísticos da capital amazonense, alterando seus cenários naturais.

Desde o final de setembro, a Prefeitura de Manaus declarou situação de emergência na cidade devido à seca. Naquele mês, o Rio Negro já estava com pouco mais de 16 metros, três metros acima do nível atualmente registrado.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/10/17/apos-atingir-maior-seca-em-121-anos-rio-negro-continua-descendo-em-manaus.ghtml

About Author