April 25, 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove projeto de alimentação para idosos da Fundação Dr. Thomas.

Prefeitura de Manaus promove projeto de alimentação para idosos da Fundação Dr. Thomas. Foto: divulgação

Em uma ação realizada na última quinta-feira, 29/2, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Dr. Thomas (FDT), conduziu a oficina “Educação Nutricional – Carinho que Alimenta”. Essa iniciativa se deu com o intuito de fortalecer a prática de uma alimentação equilibrada e saudável para os idosos que fazem parte da fundação, situada na rua Doutor Thomas, nº798, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul da cidade.

Assistidos por quatro estagiários, 15 idosos participaram da oficina, uma ação que integra o calendário de atividades do setor de nutrição, o qual atende diariamente 156 idosos residentes. O projeto é coordenado pelas nutricionistas Dayse Gomes e Bernadete Santos que, juntas, lutam pela promoção de uma ingestão de alimentos saudáveis, estimulando a longevidade.

Referindo-se aos resultados benéficos do projeto na saúde nutricional dos residentes da Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), Martha Moutinho, diretora-presidente da FDT, destacou a importância das práticas alimentares saudáveis no processo de envelhecimento.

Ao abordar o surgimento da oficina, a coorganizadora Dayse Gomes, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, ressaltou a necessidade dos idosos serem orientados sobre a ingestão de alimentos como açúcar e sal, a fim de prevenir doenças. Gomes enfatizou ainda seu esforço em restabelecer a memória alimentar dos idosos ao recriar sabores que estiveram presentes em suas refeições familiares.

Taxando como uma “experiência reveladora” sua participação na oficina, Suelly Soares, residente da FDT há 10 anos, evidenciou a significância das discussões e práticas produtivas da oficina em suas escolhas alimentares.

A oficina também teve um momento agradável de degustação, com uma mesa repleta de frutas frescas e alimentos saudáveis. Além disso, a equipe multidisciplinar auxiliou os idosos na preparação de suas refeições, incentivando a adição da fruta cupuaçu para amplificar a experiência culinária.

Recordando o prazer dos participantes na degustação, Dayse Gomes, ressaltou a importância de hábitos alimentares saudáveis para impulsionar a qualidade de vida na terceira idade, garantindo uma combinação equilibrada de vitaminas e minerais, essenciais para a vitalidade e um funcionamento corporal adequado.

— — —

Texto – Luiz Benjamin / FDT

Fotos – Phil Limma / Semcom

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/alimentacao/oficina-carinho-alimenta-fdt/

About Author

redacao