May 18, 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus lança atualização do informe epidemiológico de arboviroses

Prefeitura de Manaus lança atualização do informe epidemiológico de arboviroses Foto: divulgação

A 15ª edição do Relatório Epidemiológico de Arboviroses, divulgada pela Prefeitura de Manaus nesta segunda-feira, 15 de abril, revela as estatísticas mais recentes de incidências de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro na capital. O documento é fruto do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), compilando informações referentes à Semana Epidemiológica 15, que cobre o período de 7 a 13 de abril.

Segundo o relatório, na última semana, Manaus teve 179 novos casos suspeitos e 18 confirmados de dengue. Durante o ano corrente, a cidade acumulou 1.905 diagnósticos positivos da enfermidade, decorrentes de 7.924 suspeitas, sendo que 632 casos ainda estão sob análise. Mantém-se o registro de um falecimento causado pela doença, além de uma morte que segue em investigação.

Para o vírus zika, não foram identificados novos casos suspeitos ou confirmados, totalizando 20 confirmações e 62 notificações desde o início do ano, com dois casos ainda em análise. Até o momento, não foram registradas mortes atribuídas ao zika.

Quanto à chikungunya, houve notificação de um caso suspeito na semana passada, permanecendo inalterado o número de casos confirmados no ano, quatro, de um total de 70 suspeitas. Dentre estas, 16 ainda estão sendo investigadas e não houve ocorrência de óbitos relacionados à doença no relatório atual.

O informe destaca ainda a identificação de oito novos casos de oropouche, somando 858 confirmações deste vírus na capital, todos validados por análises laboratoriais. Apenas um óbito foi confirmado, sem casos ou mortes sob investigação no momento.

Nesta edição, a Semsa também retoma a divulgação de dados sobre o vírus mayaro, com a confirmação dos dois primeiros casos em Manaus em 2024, ambos confirmados por critérios laboratoriais. Não foram reportadas mortes nem estão sendo realizadas investigações relacionadas à doença. O relatório omite informações sobre casos notificados de oropouche e mayaro, visto que não são obrigatórios para notificação.

O Relatório Epidemiológico de Arboviroses da Semsa é produzido pelas gerências de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Controle de Vetores, além do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde. Ele incorpora dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), sujeitos a revisões futuras.

Edições anteriores a nº 15 deste relatório podem ser acessadas no site da Semsa Manaus.

No intuito de prevenir e combater as arboviroses na região, a Semsa Manaus está imunizando crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos contra dengue, com o imunizante disponível em mais de 70 pontos de vacinação espalhados pela cidade.

A Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que, até o momento, apenas 15,24% do público target foi vacinado, um número ainda distante da meta de 90%. Já foram administradas 24.789 doses da vacina Qdenga em Manaus, que conta com cerca de 162.708 jovens elegíveis para o imunizante.

Shádia reforça a importância da vacinação, principalmente em um ano que apresenta aumento nos casos de dengue, instando os pais a levarem seus filhos para serem imunizados.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, após a vacinação, é recomendado uma observação de 15 a 30 minutos no local, e o imunizante deve ser administrado isoladamente, respeitando um intervalo de 30 dias para outras vacinas atenuadas.

Além da imunização, a Semsa promove ações permanentes de prevenção e controle das arboviroses, incluindo o manejo ambiental e inspeções domiciliares visando elevar a eficácia do combate ao Aedes aegypti. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso dessas iniciativas, com a realização semanal do checklist “10 Minutos contra a Dengue”, focado na eliminação de potenciais focos de reprodução dos mosquitos.

—” — ”

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/

About Author

redacao