May 18, 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus conclui etapa de contenção e reaterro em obra na avenida Constantino Nery

Prefeitura de Manaus conclui etapa de contenção e reaterro em obra na avenida Constantino Nery Foto: divulgação

Iniciando uma nova fase de suas operações emergenciais para remediar a erosão na Avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), respaldada pela Prefeitura de Manaus, começou seus trabalhos nesta segunda-feira, 12/2. A erosão havia comprometido duas faixas da rua. As equipas avançam agora para a etapa de reenchimento e contenção, planejando alocar 2 mil sacas de rip-rap para resolver o dano à estrutura.

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Renato Junior, o dano observado foi resultado do fracasso de um sistema de drenagem profunda incluído há mais de 15 anos. Este foi inicialmente construído com tubos de concreto normais, sem ferro usado na sua formação. As equipes trabalham agora na substituição destes por tubos robustos de concreto armado com aço, estimados para durar 40 anos. Ele acrescentou que o prefeito David Almeida deu uma instrução direta para a secretaria finalizar o trabalho dentro de quatro dias.

Após a conclusão da primeira fase do trabalho no domingo, 11/2, as equipas retomaram os seus esforços no primeiro momento da segunda-feira, preparando e costurando 2 mil sacas de rip-rap preenchidas com farofa, uma mistura de cimento e areia.

Contando com o auxílio de uma retroescavadeira e escavadeira hidráulica para colocar as bolsas de rip-rap para realização do aterro, as equipes trabalham com afinco para corrigir a deformação de seis metros de profundidade.

Segundo o secretário, a área afetada é importante por abrigar centros comerciais, uma faculdade, uma igreja e hospitais. Assim, a Seminf se esforça para solucionar o problema definitivamente antes da Quarta-Feira de Cinzas, mantendo seus esforços durante o dia e a noite para cumprir a meta estipulada pelo prefeito.

Já foram substituídos dez tubos danificados por desgaste e sobrecarga devido às recentes chuvas fortes. Estes eram feitos de concreto e não suportaram o volume de água das chuvas ou a pressão do aterro. Posteriormente, tubos de concreto armado mais fortes foram instalados. Os esforços atuais se concentram no aterro e na colocação do rip-rap, com asfalto para ser adicionado em seguida, bem como a construção da calçada.

Para visualizações e informações em imagens, por favor acesse o link: https://flic.kr/s/aHBqjBdYBE

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/infraestrutura/avanco-obras-seminf/

About Author

redacao