May 18, 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus age para solucionar problema da cratera na Avenida Constantino Nery

Prefeitura de Manaus age para solucionar problema da cratera na Avenida Constantino Nery Foto: divulgação

Uma erosão abrupta se formou na avenida Constantino Nery, situada no setor São Geraldo no centro-sul da cidade. O ocorrido deu-se na entardecer de sábado, do dia 10 de fevereiro. A administração da cidade de Manaus, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), acionou equipes em menos de 24 horas para trabalhar na recuperação da avenida.

Na manhã de domingo, 11 de fevereiro, uma inspeção ao local da erosão foi feita pelo engenheiro e subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, onde ele esclarece o que levou à erosão. “Avaliamos um problema na tubulação de águas pluviais. A rede de dutos já mostrava sinais de ruptura e, com o aguaceiro intenso de sábado, pelo menos dez dutos tornaram-se sobrecarregados”, elucidou.

Uma erosão com cinco metros de profundidade formou-se na avenida, causada pela sobrecarga nos dutos interligados à rede de águas pluviais. Efrain afirma que, como medida de precaução, a equipe técnica fará uma escavação adicional na avenida para avaliar possíveis outros danos nas tubulações.

“É necessário executar essa ação para evitar falhas na restauração da avenida e, obviamente, para prevenir ocorrências futuras no mesmo local. Caso haja necessidade, trocaremos outros tubos além dos três identificados inicialmente, ou qualquer outra ação necessária para a recuperação”, declarou Efrain.

Após a mencionada avaliação, foi identificado desgaste na tubulação que foi instalada há aproximadamente 20 anos e, desde então, não houve manutenção.

O engenheiro ressaltou que normalmente obras desse tipo são executadas em prazos curtos. Porém, dependendo dos imprevistos climáticos e desafios logísticos, o tempo de execução poderá ser prorrogado.

“Estamos sujeitos à condições climáticas, ao fluxo de pessoas no local e ao que poderá ser identificado durante o andamento das obras. Dessa forma, prevemos finalizar todas as intervenções até o final das festividades do Carnaval, que será na quinta-feira, dia 15. Aproveitaremos esse período de baixo movimento para acelerar o andamento das obras”, disse.

No que diz respeito aos riscos, inicialmente um poste de eletricidade teve que ser isolado para garantir a segurança e integridade da equipe. Há também cabos de telecomunicação e gás subterrâneos na via, que exigirão uma abordagem cuidadosa durante as obras.

“A empresa de energia está ciente da situação mas, como conseguimos contornar essa questão específica, não foi necessário cooperar. No entanto, estamos em comunicação constante com eles, caso surjam necessidades adicionais”, esclareceu Aragão.

Crédito do texto: Alessandra Taveira e Rayana Coutinho / Seminf
Crédito das fotos: Márcio Melo e Victor Hugo / Seminf
Disponível em: https://flic.kr/s/aHBqjBdLtd

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/obras/prefeitura-atua-fechar-cratera/

About Author

redacao