May 18, 2024
Manaus

Prefeito anuncia plano de moradia para vítimas de incêndios

Prefeito anuncia plano de moradia para vítimas de incêndios Foto: divulgação

Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, novos planos para lidar com as consequências do incêndio que aconteceu no último sábado, dia 20, no bairro do Céu, no centro da cidade de Manaus, foram divulgados pelo prefeito David Almeida. Estas medidas, implementadas através da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), têm como objetivo principal incluir as famílias impactadas no programa de assistência habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.

Em janeiro, a cidade de Manaus já lidou com dois incêndios de magnitude considerável, sendo o mais recente no bairro do Céu e o anterior na Praça 14, no dia 12 de janeiro. Conforme apontado por Almeida, foi feita uma reunião com o secretário de habitação, Jesus Alves, e já há ações em curso para estas duas áreas. A principal meta é integrar os habitantes que perderam suas casas no incêndio ao programa de calamidade habitacional do “Minha Casa, Minha Vida”. Desta forma, a reconstrução de suas moradias será feita através deste programa, papel fundamental da administração municipal.

O programa “Minha Casa, Minha Vida” também contempla famílias morando em áreas consideradas perigosas, como parte do plano da Defesa Civil Nacional para situações calamitosas.

Segundo Jesus Alves, secretário da Semhaf, os profissionais envolvidos já iniciaram pesquisas iniciais nas áreas afetadas. Ele afirmou: “Nosso trabalho está voltado para coletar essas informações iniciais, conhecer efetivamente quem residia nestes locais e, com base nisso, encontrar soluções para esta lamentável situação”.

Além disso, em resposta mais imediatas à tragédia, as famílias afetadas também receberam doações de itens básicos pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), como cestas básicas, colchões de casal e de solteiro e lençóis, visando proporcionar conforto às vítimas neste momento difícil.

Nota: as fotos e o texto são proporcionados por Ruan Souza e Beathriz Torres, respectivamente, além da divulgação pela Semhaf e Semcom.

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/habitacao/prefeito-anuncia-medidas-de-moradia-para-familias-afetadas-por-incendios/

About Author

redacao