April 25, 2024
Manaus

Maternidade municipal reforça pedidos de doação de leite materno

Maternidade municipal reforça pedidos de doação de leite materno Foto: divulgação

Depois de um longo período de festividades, férias e Carnaval, tornou-se crucial destacar que o Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT) da Prefeitura de Manaus, tem visto seu estoque atingir níveis críticos. Para ajudar a ilustrar essa situação, dados mostram que no primeiro mês de 2023, a maternidade recebeu 10.650 mililitros de leito materno doado, mas a demanda foi muito maior: 20.130 mililitros eram necessários para sustentar os prematuros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da instituição, deixando assim um déficit de 9.480 mililitros.

Durante o ano de 2023, a colaboração veio de 77 mulheres que forneceram um total de 364.819 mililitros de leite materno ao Posto de Coleta de Leite Humano da MMT. Setembro foi o mês das doações mais generosas, com um aporte de 60.000 mililitros de leite, enquanto dezembro foi o menos expressivo, com apenas 17.570 mililitros.

A situação em janeiro desse ano é ainda mais desafiadora, como aponta a diretora da MMT, Núbia Cruz, enfermeira obstetra, “não conseguimos juntar nem o volume coletado no mês menos produtivo do ano anterior. É prioridade agir rapidamente, já que os bebês doentes e prematuros que não podem ser alimentados por suas próprias mães, não podem e não devem esperar muito tempo”.

Cruz faz um apelo a todas as mães saudáveis que estão amamentando, para serem voluntárias, pois suas doações podem ajudar a salvar a vida de várias crianças. Isso vale para todas, mesmo para aquelas que deram à luz em outra maternidade, seja ela pública ou particular. “É essencial que as mulheres lactantes entendam que doar leite, de fato, salva vidas”, completa a diretora.

A coleta domiciliar pode ser solicitada através dos telefones (92) 99240-8080 e (92) 98842-8514 (ambos apenas via mensagens de WhatsApp), de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Alternativamente, a doação pode ser feita presencialmente na sede da maternidade, localizada na avenida Brasil, n°1.335, bairro Compensa I, todos os dias das 8h às 17h.

Lílian Aguiar, enfermeira responsável pelo Cantinho da Amamentação, destaca a simplicidade no processo, “Deixamos os potes esterilizados na residência das doadoras, coletamos o leite e orientamos sobre todo o procedimento”. Aguiar acrescenta, “Posso assegurar que doar leite não é um processo complicado. Solicitamos a todas as mães que estejam em casa e que produzam excesso de leite, que entrem em contato conosco pelo WhatsApp para receberem orientação e agendamento da coleta”.

Todas as doações passam por um processo de análise, pasteurização e rígido controle de qualidade antes de serem destinadas a uma criança, como exige a legislação que regula o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil, a RDC Nº 171.

Desde 2005, o Posto de Coleta de Leite Humano da MMT funciona 24 horas por dia para prestar serviço às pacientes internadas. Em horário comercial, o Cantinho da Amamentação também presta apoio às puérperas e mulheres que estão amamentando, orientando-as sobre a amamentação.

Amamentar é recomendado pelo Ministério da Saúde para crianças por pelo menos dois anos ou mais, exclusivamente até os seis meses. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de vidas são salvas anualmente devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

Texto – Marcella Normando / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/saude/maternidade-reforco-doacao-leite-humano/

About Author

redacao