May 20, 2024
Amazonas Manaus

Manaus é escolhida como sede das reuniões técnicas do G20

Manaus é escolhida como sede das reuniões técnicas do G20 Reuniões devem ocorrer nos meses de março, junho, setembro e novembro do próximo ano. — Foto: William Duarte/Rede Amazônica

Manaus será sede de oito reuniões técnicas em preparação para o G20 de 2024, que acontecerá no Rio de Janeiro. O Brasil assumirá a presidência do G20 em dezembro deste ano, sucedendo a Índia.

O G20 é uma organização composta por ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e da União Europeia. Juntos, esses países representam cerca de 80% da economia global.

Embora as datas das reuniões ainda não tenham sido divulgadas pelo Governo Federal, espera-se que ocorram em março, junho, setembro e novembro do próximo ano.

Nos últimos anos, as cúpulas do G20 foram realizadas na Índia em 2020, em Bali na Indonésia em 2022 e em Roma na Itália em 2021. Durante essa última cúpula, o Brasil foi escolhido como sede do evento em 2024, porém a cidade ainda não havia sido anunciada.

Os países membros do G20 incluem África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

A criação do G20 ocorreu na segunda metade da década de 1990, em meio a várias crises econômicas. A ideia era reunir líderes para discutir desafios econômicos, políticos e de saúde. O G20 é uma extensão do G7, um grupo de países democráticos e industrializados.

O primeiro encontro dos líderes dos países ocorreu em 2008. Após dois dias de discussões, o grupo publica um comunicado com as conclusões. Vale ressaltar que a legislação de cada país não é obrigada a incluir as decisões desse comunicado final. Além disso, as reuniões bilaterais entre os líderes são uma parte importante do evento.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/20/manaus-vai-sediar-reunioes-tecnicas-do-g20.ghtml

About Author

redacao