May 18, 2024
Manaus

Indígenas do Lago do Paracuúba desmentem fake news sobre exploração de potássio em Autazes.

Indígenas do Lago do Paracuúba desmentem fake news sobre exploração de potássio em Autazes. Foto: divulgação

Recentemente, uma notícia polemica envolvendo a concesão de licença para a Potássio do Brasil iniciar suas atividades em Autazes, no coração do Amazonas, capturou as atenções nas redes sociais. O assunto, marcado pela controvérsia, foi intensamente investigado pelo Portal CM7 Brasil, que, em meio a um mar de informações duvidosas, trouxe à tona evidências sólidas, incluindo documentos, que ilustram o apoio dos povos indígenas locais ao desenvolvimento que tal projeto promete entregar à sua região.

A relevância desse apoio se torna clara através de um documento, endossado com a assinatura do tuxaua José Antônio da Silva Lima, da Terra Indígena Lago do Paracuúba. Neste documento, fica estabelecido que uma comissão de lideranças tem a prerrogativa exclusiva de representar a voz da tribo. “Desde este momento, repudiamos qualquer tentativa de indivíduos falarem ou produzirem documentos em nome da Aldeia Paracuúba sem a expressa autorização do tuxaua e desta comissão”, destaca um trecho do referido documento.

Adicionalmente, a liderança esclarece pontos de desinformação presentes na matéria, desmentindo categoricamente que a Terra Indígena Lago do Paracuúba tenha enviado ao Ministério Público Federal (MPF) uma carta repudiando o licenciamento da Potássio do Brasil. “Em nenhum momento tal carta foi redigida contra o processo de licenciamento da empresa”, reforça um segmento do documento.

Em um repudio direto, os indigenas tambem condenam as ações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte I e da Rede Eclesial Pan-Amazônica Brasil. Estas entidades divulgaram uma nota posicionando-se contrárias à instalação da Potássio do Brasil, uma atitude classificada pelo tuxaua José Antônio como não representativa da realidade e vontade da liderança indígena.

Para aqueles interessados no debate, o Portal CM7 Brasil disponibiliza o documento em sua íntegra, servindo como uma fonte concreta de verificação das informações.

VEJA O DOCUMENTO

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/politica/jack-serafim-e-a-escolha-correta-de-david-almeida-para-a-semcom-conheca-trajetoria/

About Author

Redação 2