May 18, 2024
Manaus

Governo estabelece pontos facultativos no Carnaval, mas serviços essenciais permanecem em funcionamento

Governo estabelece pontos facultativos no Carnaval, mas serviços essenciais permanecem em funcionamento Foto: divulgação

O feriado de Carnaval do Amazonas tem trazido alterações na rotina dos serviços estaduais. Com a suspensão temporária dos expedientes em vários órgãos do Poder Executivo Estadual, iniciada na segunda-feira (12) e se estendendo até a Quarta-feira de Cinzas (14), o ponto facultativo foi decretado pelo governo do estado. Foi publicado um documento oficial a esse respeito no Diário Oficial do Estado (DOE) e diz respeito a repartições públicas, fundações e autarquias. Não obstante, os serviços públicos considerados essenciais, nas áreas de saúde e segurança, continuam funcionando.

Durante o período do Carnaval, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) manteve algumas de suas delegacias em operação 24 horas por dia, incluindo o 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), localizados nas zonas sul, norte, leste e oeste. As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), e Homicídios e Sequestros (DEHS) também seguiram atuando. Ocorrências podiam ainda ser registradas na Delegacia Virtual, através do site.

Prestando serviços essenciais à população, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e o Corpo de Bombeiros mantiveram suas operações regulares em toda capital, com a população podendo acioná-los pelos números de emergência 190, 181 e 193 respectivamente.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) manteve o funcionamento 24 horas de suas 25 unidades de urgência e emergência em Manaus. As unidades incluem seis prontos-socorros, sete maternidades, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) manteve suas operações regulares, embora o serviço ao público estivesse suspenso em razão do decreto.

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) manteve seus serviços ao cidadão (PAC) 24 horas por dia, assim como o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) na capital.

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) suspendeu suas atividades na sua 44 unidades do programa Prato Cheio na terça (13) e quarta-feira (14), porém todas as outras atividades foram mantidas.

Os serviços da Secretaria de Educação e Desporto foram suspensos durante os pontos facultativos e retomaram na quinta-feira (15).

Os espaços culturais do estado mantiveram algumas de suas atividades, embora tivessem horários especiais. Todos foram fechados para visitação nos dias 12, 13 e 14, com a exceção do Teatro Amazonas.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/governo-decreta-pontos-facultativos-no-carnaval-e-mantem-funcionamento-dos-servicos-essenciais/

About Author

redacao