April 25, 2024
Amazonas Manaus

Chuva intensa atinge Manaus com mais de 70 milímetros e gera ocorrências nesta quinta-feira

Chuva intensa atinge Manaus com mais de 70 milímetros e gera ocorrências nesta quinta-feira Chuva em Manaus — Foto: Rede Amazônica

Chuva intensa causa transtornos em Manaus com ocorrências por toda a cidade

A capital do Amazonas, Manaus, foi atingida por uma forte chuva na quinta-feira (23) que deixou um índice pluviométrico de 74,2 milímetros, de acordo com informações da Defesa Civil Municipal. Essa precipitação resultou em 20 ocorrências em toda a cidade, e existe a possibilidade de que esse número aumente.

No decorrer do dia, foram registradas as seguintes ocorrências:

– Cinco casos de risco de deslizamento
– Três casos de risco de desabamento
– Três casos de alagação
– Duas ocorrências de tombamento
– Duas ocorrências de erosão
– Um caso de desabamento
– Um caso de deslizamento
– Um caso de risco de tombamento
– Um caso envolvendo um bueiro
– Um caso de infiltração

A Zona Leste da cidade foi a região mais afetada, concentrando o maior número de ocorrências, totalizando oito casos. Em termos de bairros, a Cidade Nova e a Colônia Antônio Aleixo tiveram o maior registro de ocorrências.

As ocorrências de risco de deslizamento foram registradas nos bairros Petrópolis, Tarumã, Colônia Antônio Aleixo, São José Operário e Cidade Nova. Já as ocorrências de risco de desabamento foram identificadas nos bairros Compensa e Ponta Negra, enquanto a terceira ocorrência ocorreu no bairro Jorge Teixeira.

Duas ocorrências de alagação ocorreram na Zona Leste, nos bairros Jorge Teixeira e Colônia Antônio Aleixo, além de uma terceira ocorrência na Cidade Nova. Já as ocorrências de tombamento foram nos bairros Cidade Nova e Colônia Antônio Aleixo. As ocorrências de erosão ocorreram na segunda etapa do bairro Distrito Industrial e no bairro Cidade Nova.

Segundo a Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA), nas últimas 24 horas, a média de chuvas na capital foi de 74,2 milímetros. A pluviometria por zona, até as 16h, foi subdivida da seguinte forma:

– Zona Leste (131 milímetros)
– Zona Norte (108 milímetros)
– Zonas Sul, Centro-Sul e Centro-Oeste (44 milímetros)
– Zona Oeste (43 milímetros)

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/23/chuva-supera-70-milimetros-em-manaus-e-20-ocorrencias-sao-registradas-nesta-quinta.ghtml

About Author

redacao