O Rio Negro, que havia registrado a pior seca da história de Manaus neste ano, finalmente começou a apresentar sinais de descida das águas. Segundo o Porto da capital, responsável por monitorar o nível do rio, houve uma diminuição de quatro centímetros entre a quarta-feira (8) e esta quinta-feira (9).
A seca prolongada trouxe diversas consequências para a cidade, que precisou decretar estado de emergência. Escolas da zona rural tiveram que ser fechadas, comunidades ficaram isoladas e cenários conhecidos, como a praia da Ponta Negra e o Encontro das Águas, foram drasticamente alterados.
No entanto, desde o final de outubro, as águas do Rio Negro voltaram a subir em Manaus. Em apenas um mês, foram registrados 24 centímetros de aumento no nível do rio. No mês de novembro, o rio subiu mais 28 centímetros, alcançando a marca de 13,22 metros. Porém, agora, com a leve queda de quatro centímetros, o nível encontra-se em 13,18 metros.
É importante ressaltar que essa diminuição ainda não é suficiente para trazer alívio total para a região afetada pela seca. No entanto, representa um pequeno avanço no sentido de restabelecer a normalidade dos rios e trazer esperança para a população local.