May 20, 2024
Amazonas Manaus

Após mais de dez dias de subida, Rio Negro em Manaus finalmente começa a descer novamente

Após mais de dez dias de subida, Rio Negro em Manaus finalmente começa a descer novamente Bancos de areia tomam conta do Rio Negro, no Amazonas. — Foto: TV Globo/Reprodução

O Rio Negro, que havia registrado a pior seca da história de Manaus neste ano, finalmente começou a apresentar sinais de descida das águas. Segundo o Porto da capital, responsável por monitorar o nível do rio, houve uma diminuição de quatro centímetros entre a quarta-feira (8) e esta quinta-feira (9).

A seca prolongada trouxe diversas consequências para a cidade, que precisou decretar estado de emergência. Escolas da zona rural tiveram que ser fechadas, comunidades ficaram isoladas e cenários conhecidos, como a praia da Ponta Negra e o Encontro das Águas, foram drasticamente alterados.

No entanto, desde o final de outubro, as águas do Rio Negro voltaram a subir em Manaus. Em apenas um mês, foram registrados 24 centímetros de aumento no nível do rio. No mês de novembro, o rio subiu mais 28 centímetros, alcançando a marca de 13,22 metros. Porém, agora, com a leve queda de quatro centímetros, o nível encontra-se em 13,18 metros.

É importante ressaltar que essa diminuição ainda não é suficiente para trazer alívio total para a região afetada pela seca. No entanto, representa um pequeno avanço no sentido de restabelecer a normalidade dos rios e trazer esperança para a população local.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/09/em-manaus-rio-negro-volta-a-descer-apos-mais-de-dez-dias-de-subida.ghtml

About Author

redacao