April 25, 2024
Manaus

Virose da mosca: FVS emite alerta e divulga medidas de prevenção no Amazonas

Virose da mosca: FVS emite alerta e divulga medidas de prevenção no Amazonas Foto: divulgação

Amazonas emite alerta sobre “virose da mosca” e dá dicas de prevenção

No estado do Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) divulgou um comunicado nesta sexta-feira (5) alertando sobre a “virose da mosca” e fornecendo orientações sobre como se prevenir dessa doença que tem preocupado muitas pessoas nas redes sociais.

Segundo a FVS-AM, a doença, cientificamente conhecida como Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), é causada pela ingestão de água e alimentos contaminados por diversos agentes como vírus e bactérias.

Os sintomas da doença podem incluir febre, dor abdominal, vômitos, diarreia, muitas vezes com presença de sangue ou muco nas fezes, além de desidratação. É importante ressaltar que a contaminação ocorre através do consumo de alimentos contaminados.

A Fundação esclarece que as moscas podem estar envolvidas na transmissão da doença, porém, é necessário ressaltar que a contaminação de agentes patogênicos que causam doenças diarreicas nos seres humanos ocorrerá apenas se os alimentos contaminados pelo contato com as moscas forem consumidos sem os devidos cuidados, ou se as mãos e utensílios contaminados não forem higienizados de forma adequada.

Para prevenir a doença, é fundamental a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, o adequado manejo dos alimentos, a ingestão de água tratada, além de manter os ambientes limpos e livres de resíduos para evitar a presença de moscas, baratas e outros vetores.

Caso você apresente algum dos sintomas mencionados, é importante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para receber o devido atendimento médico.

Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/virose-da-mosca-fvs-faz-alerta-e-da-dicas-de-como-se-prevenir-contra-a-doenca-no-amazonas/

About Author

Redação 2