May 18, 2024
Manaus

Vacina contra dengue disponível em sete unidades de saúde da prefeitura neste sábado, 6/4

Vacina contra dengue disponível em sete unidades de saúde da prefeitura neste sábado, 6/4 Foto: divulgação

A gestão municipal de Manaus divulgou uma atualização importante para os moradores: as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos estão aptos a se vacinar contra a dengue este sábado, dia 6 de abril. A vacinação ocorrerá em sete unidades pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que funcionarão especialmente para isso das 8h às 12h.

Para garantir proteção adequada, o esquema vacinal contra a dengue requer a aplicação de duas doses. Vale destacar que é necessário um intervalo de 90 dias entre elas para eficácia.

A Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, enfatiza o papel crítico desta vacina na prevenção da doença, possibilitando resistência contra os quatro tipos de vírus da dengue. “Com o intuito de formar um escudo protetivo contra esta enfermidade, a imunização desempenha um papel crucial. Portanto, é imperativo que nos mobilizemos para vacinar esta faixa etária específica”, afirma ela.

Além disso, a Semsa continua a aplicar a vacina de forma exclusiva, obedecendo a uma separação de 24 horas para outras vacinas comuns, incluindo as contra Hepatite B, HPV, Meningocócica ACWY e Antitetânica.

Existem orientações específicas para quando há a necessidade de administrar vacinas de vírus atenuados, como aquelas contra Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral, a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Nesses casos, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias antes de receber a vacinação.

Essas precauções estão em harmonia com as diretrizes do Ministério da Saúde, que também aconselham que a vacinação ocorra em unidades com infraestrutura adequada para atendimento ao público, considerando a necessidade de observação pós-vacinação por 15 a 30 minutos.

Durante os dias úteis, a vacina está disponível em mais de 70 centros de saúde. Para mais informações sobre os locais e horários, os interessados podem consultar o link: https://bit.ly/salasvacinaqdenga.

Segue a relação das unidades de saúde em funcionamento neste sábado, dia 6 de abril, distribuídas por regiões:

**Zona Norte:**
– Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, Lago Azul, aberta das 8h às 18h, incluso sábados, domingos e feriados.
– USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco, Santa Etelvina.

**Zona Sul:**
– USF Dr. José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, Flores.

**Zona Leste:**
– USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, Zumbi dos Palmares.
– USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, São José Operário.

**Zona Oeste:**
– USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, Glória.
– USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, Compensa 1.

**Créditos:**
Texto – Semsa Divulgação
Fotos – Semcom Divulgação

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/

About Author

redacao