May 20, 2024
Manaus

Transações via DOC e TEC são descontinuadas nesta quinta-feira (29)

Transações via DOC e TEC são descontinuadas nesta quinta-feira (29) Foto: divulgação

Após quarenta anos em atividade, o sistema de Documento de Ordem de Crédito (DOC) chega ao fim nesta quinta-feira (29). A partir de agora, as transferências não serão mais processadas para pessoas físicas ou jurídicas entre entidades bancárias distintas.

Em 15 de janeiro, os bancos já haviam cessado a emissão e o agendamento de transferências DOC, mas aquelas programadas até o dia 29 de fevereiro ainda estavam sendo realizadas.

Não apenas o DOC, mas também a Transferência Especial de Crédito (TEC) está sendo descontinuada nesta quinta-feira. A TEC, um mecanismo pelo qual as empresas podem pagar benefícios a seus empregados, também está ficando obsoleta.

Nos últimos tempos, tanto o DOC quanto o TEC têm sido substituídos pelo Pix, um sistema de transferência instantânea e gratuita do Banco Central para pessoas físicas. O DOC, introduzido em 1985, permite a transferência de fundos até as 22h, com a conclusão da transação no próximo dia útil. Se a transferência for realizada após esse horário, ela só será finalizada dois dias úteis depois.

Informações do Agência Brasil

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/transacoes-via-doc-e-tec-deixam-de-existir-nesta-quinta-feira-29/

About Author

redacao