Pesquisadores, autoridades e comunidade se encontram em Manaus para discutir desafios e soluções na preservação do sauim-de-coleira
Nesta quinta-feira (21), o Instituto Sauim-de-coleira (ISC) promove o seminário “Áreas prioritárias para a conservação do sauim-de-coleira” no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, das 8h às 11h. Este evento reunirá alguns dos mais proeminentes cientistas na área de meio ambiente e primatologia para discutir estratégias de conservação do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), um primata ameaçado de extinção e símbolo da cidade.
Entre os participantes, está o professor Dr. Marcelo Gordo, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que coordena o Projeto Sauim-de-coleira e discutirá o “Cenário de conservação do sauim-de-coleira” às 9h25. Em seguida, a Dra. Ana Luisa Albernaz, do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), apresentará, às 9h55, um estudo inédito sobre as áreas prioritárias para a preservação da espécie no Amazonas.
Além de especialistas, membros da sociedade civil, órgãos gestores ambientais e institutos de pesquisa foram convidados. Maurício Noronha, presidente do ISC, ressaltou a importância do diálogo participativo para encontrar soluções eficazes para a conservação desse primata.
O estudo conduzido pelo ISC, financiado pela Re:wild e desenvolvido em parceria com diversas instituições, objetiva mapear as áreas prioritárias entre os 8.000 km² de distribuição do sauim-de-coleira, considerando a adequabilidade dos habitats e a conectividade entre eles. Esses dados subsidiarão o Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-coleira (PAN SAUIM-ICMBio) e outras políticas públicas.
Maurício Noronha destacou que o estudo orientará políticas públicas de conservação, tais como a criação de áreas protegidas, a implantação de corredores ecológicos e a restauração de florestas, entre outras ações estratégicas. A pesquisadora Albernaz chamou atenção para a importância dessas ações para a mitigação de problemas ambientais e promoção de um futuro sustentável.
O sauim-de-coleira, endêmico do Amazonas, enfrenta graves ameaças devido à destruição de seu habitat pelas atividades humanas, o que isola populações e diminui o fluxo genético. Eles estão classificados como Criticamente em Perigo tanto na lista nacional quanto na internacional de espécies ameaçadas.
O Instituto Sauim-de-coleira (ISC), responsável pelo evento, é uma organização sem fins lucrativos que atua em pesquisa, conservação e advocacy de políticas públicas para a proteção do sauim-de-coleira e de seu habitat na Amazônia.
**Serviço**
– Evento: Seminário “Identificação de áreas prioritárias para a conservação do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) no Amazonas”
– Data: 21/11/2024 (quinta-feira)
– Horário: 8h às 11h
– Local: Auditório da Ciência do INPA, Avenida Bem Te Vi, s/n, Petrópolis