April 25, 2024
Manaus

Norte do Brasil registra o maior tremor de terra da história do país

Norte do Brasil registra o maior tremor de terra da história do país Foto: divulgação

O Norte do Brasil foi cenário para o mais forte abalo sísmico já documentado em solo brasileiro. No sábado, dia 20, às 18h31 conforme o horário de Brasília – 16h31 de acordo com o fuso local – um tremor de 6,6 graus na Escala Richter abalou a região.

De acordo com as coordenadas, o epicentro do movimento sísmico foi situado em Ipixuna, no Amazonas – uma localização remota e isolada. Felizmente, não há evidências de danos decorrentes do incidente, muito provavelmente em função de sua profundidade de 614,5 quilômetros, que permitiu a dispersão da energia.

É relevante pontuar que essa área é suscetível a tremores em virtude de sua localização próxima à Cordilheira dos Andes, uma das regiões com maior quantidade de atividades sísmicas globais. Até o presente momento, tanto o governo do Acre, quanto a administração municipal de Tarauacá, não exibiram qualquer posicionamento a respeito do ocorrido.

Para contextualizar, o mais intenso abalo sísmico previamente registrado no Brasil ocorreu na Serra do Tombador, localizada no Mato Grosso, no dia 31 de janeiro de 1955, com uma magnitude de 6,2 na escala Richter.

As informações são do portal Jovem Pan.

Fonte: https://cm7brasil.com/noticias/brasil/regiao-norte-registra-maior-tremor-de-terra-da-historia-do-brasil/

About Author

redacao