June 28, 2024
Manaus

Merenda de qualidade? Dulce Almeida é acusada de promover larvas nos alimentos

Merenda de qualidade? Dulce Almeida é acusada de promover larvas nos alimentos Foto: divulgação

Na sequência de eventos controversos que destacam a situação preocupante da merenda escolar oferecida nas instituições de Manaus, Dulce Almeida, a secretária municipal de Educação, tomou a iniciativa de defender a administração da cidade através das redes sociais. Ela proclamou que a Prefeitura de Manaus alocou recursos significativos no orçamento para elevar a qualidade da alimentação escolar. Essa declaração chegou ao público no mesmo dia em que um vereador da cidade levantou acusações aterradoras sobre a presença de larvas na comida oferecida aos estudantes.

Segundo o vereador Capitão Carpê, do Partido Liberal, várias queixas foram feitas por pais e estudantes da Escola Municipal Aristóphanes Bezerra, as quais indicavam a descoberta de larvas nos alimentos da merenda. “Fomos alertados sobre a presença de larva numa porção de comida, onde é visível até mesmo uma larva se movendo”, relatou o vereador ao inspecionar a cozinha da escola, que está sob a administração da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os discentes também compartilharam suas desagradáveis experiências, revelando o encontro com larvas e moscas nos pratos oferecidos pela escola. Um vídeo divulgado pelo vereador retrata claramente esses insetos tanto nos alimentos servidos quanto nos que ainda estavam embalados, evidenciando, além disso, as condições inadequadas de armazenamento desses produtos na instituição.

Após tomar conhecimento desses acontecimentos e ouvir pessoalmente os relatos preocupantes de alunos e responsáveis, a secretária Dulce Almeida fez uma visita à escola. Lá, ela se comprometeu a tomar providências para a melhoria da qualidade da merenda e das instalações físicas da escola, incluindo orientação apropriada ao diretor da escola para assegurar um ambiente alimentar mais saudável e seguro para os alunos.

Ademais, apesar das críticas acirradas quanto à qualidade da alimentação escolar, a secretária Dulce Almeida se esforçou em suas redes sociais para destacar o investimento substancial destinado a assegurar uma nutrição adequada aos alunos da rede municipal. Ela enfatizou o compromisso da gestão do prefeito David Almeida com a introdução de novos itens na dieta escolar, buscando promover uma alimentação saudável e balanceada.

Vale salientar que a Prefeitura de Manaus é beneficiária de uma contribuição superior a R$ 24 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinados à melhoria da qualidade da alimentação escolar. Segundo o FNDE, é obrigatório que uma parte desse investimento seja direcionada à aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar, fomentando, assim, o desenvolvimento econômico e sustentável local.

Contudo, a conduta da secretária em divulgar os esforços da prefeitura recebeu críticas de cidadãos nas redes sociais, os quais argumentaram que a realidade das escolas de Manaus dista significativamente do cenário idealizado apresentado por Almeida. Comentários divididos entre elogios e críticas trouxeram à tona a percepção de que uma alimentação saudável e variada está circunscrita a apenas algumas “escolas privilegiadas”, enquanto outras enfrentam a realidade de merendas constituídas basicamente por bolacha e suco.

Por outro lado, a nossa equipe esforçou-se em obter mais informações e esclarecimentos sobre essas graves alegações, contatando tanto o vereador Capitão Carpê quanto a Semed, mas, até o momento, aguardamos suas respostas.

#tdi_1 .td-doubleSlider-2 .td-item1 {
background: url(https://oconvergente.com.br/wp-content/uploads/2024/05/image.psd-12.jpg) 0 0 no-repeat;
}
#tdi_1 .td-doubleSlider-2 .td-item2 {
background: url(https://oconvergente.com.br/wp-content/uploads/2024/05/image.psd-11.jpg) 0 0 no-repeat;
}
#tdi_1 .td-doubleSlider-2 .td-item3 {
background: url(https://oconvergente.com.br/wp-content/uploads/2024/05/image.psd-10.jpg) 0 0 no-repeat;
}
#tdi_1 .td-doubleSlider-2 .td-item4 {
background: url(https://oconvergente.com.br/wp-content/uploads/2024/05/image.psd-9.jpg) 0 0 no-repeat;
}

A denúncia e o subsequente compromisso de melhoria acendem um debate crucial sobre a importância da qualidade nutricional e segurança alimentar nas escolas. Continuando a conscientizar e pressionar por ações concretas, podemos esperar por ambientes escolares onde a alimentação contribua positivamente para o desenvolvimento e bem-estar de nossos estudantes.

Fonte: https://oconvergente.com.br/2024/05/31/expectativa-vs-realidade-dulce-almeida-faz-propaganda-sobre-qualidade-da-merenda-enquanto-denuncias-alegam-larvas-nos-alimentos/

About Author

Redação 2