May 18, 2024
Amazonas Manaus

Mais de 5.900 Carteiras de Identidade Nacional de crianças estão sem ser retiradas nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PACs) de Manaus.

Mais de 5.900 Carteiras de Identidade Nacional de crianças estão sem ser retiradas nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PACs) de Manaus. Carteiras de Identidade Nacional — Foto: Divulgação

Mais de 18 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) estão disponíveis para retirada nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Manaus, de acordo com dados do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). Cerca de 30% dessas carteiras pertencem a crianças de zero a 12 anos. A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) destaca que o antigo Registro Geral (RG) ainda é válido até 2032, por isso, a CIN só deve ser solicitada por quem perdeu o documento, teve ele roubado ou está danificado.

A diretora do DPTC, Margareth Vidal, informou que quase 6 mil CINs são de crianças e adolescentes, ressaltando a importância de os pais ou responsáveis retirarem o documento o mais rápido possível. Ela também explicou que é possível solicitar a CIN para os filhos, mas que o sistema pode não conseguir coletar adequadamente as impressões digitais de crianças com até cinco anos devido ao tamanho reduzido dessas impressões.

Vidal destacou ainda que a Certidão de Nascimento é o documento oficial das crianças, portanto, não há obrigação de emissão da CIN para aquelas com até cinco anos de idade. É fundamental que os pais estejam conscientes sobre a disponibilidade das carteiras nos postos do PAC e realizem a retirada o quanto antes.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/28/quase-6-mil-carteiras-de-identidade-nacional-de-criancas-nao-foram-retiradas-nos-pacs-de-manaus.ghtml

About Author

redacao