Lula e Macron protagonizam momentos de destaque na abertura da COP30; veja fotos do evento

O primeiro dia da Cúpula dos Líderes, realizado na quinta-feira (6) em Belém (PA), marcou a abertura política da COP30 — Conferência do Clima da ONU — e foi recheado de encontros, discursos e simbolismos. O evento contou com a presença de chefes de Estado, ativistas e representantes de organizações internacionais.

O momento mais emblemático foi o lançamento oficial do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa liderada pelo Brasil, França e Alemanha que busca financiar projetos de preservação e desenvolvimento sustentável em regiões tropicais.

Entre os registros mais comentados, destacaram-se as selfies e conversas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente francês Emmanuel Macron, que demonstraram novamente sintonia política e parceria ambiental. Ambos foram vistos dialogando com líderes da Guiné-Bissau e da Colômbia.

O evento também contou com a presença do príncipe William e do primeiro-ministro britânico Keir Starmer, que cumprimentaram Lula durante o encontro, além de outros líderes, como Gustavo Petro (Colômbia), que tirou uma selfie ao lado de Macron, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Do lado de fora do centro de convenções, o clima foi de protesto: grupos indígenas e ativistas climáticos da Oxfam realizaram manifestações pedindo maior compromisso dos países ricos com o financiamento de ações ambientais. Fantasias e bonecos com as caricaturas de Donald Trump, Javier Milei e Ursula von der Leyen chamaram a atenção da imprensa.

Durante o evento, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, participou de uma coletiva de imprensa, reforçando a importância da inclusão dos povos originários na construção de políticas climáticas globais.

As negociações formais da COP30 ocorrem entre 10 e 21 de novembro, e devem girar em torno do financiamento climático, preservação da Amazônia e compromissos de redução de emissões de carbono.

Rolar para cima