April 25, 2024
Manaus Polícia

Inicia nesta quarta-feira (17) a matrícula de novos alunos na rede pública de ensino.

Inicia nesta quarta-feira (17) a matrícula de novos alunos na rede pública de ensino. Foto: divulgação

Amazonas – A partir de quarta-feira (17/01), os estudantes novatos da rede pública de ensino no Amazonas podem começar a se matricular. O procedimento pode ser facilmente realizado online através do portal www.matrículas.am.gov.br, relembrando que o período de inscrição se encerra na sexta-feira (19/01).

Importante frisar que a conclusão do processo de matrícula só se dá com a entrega dos documentos necessários na escola selecionada, dentro de um prazo de três dias úteis. Caso contrário, o aspirante perde a vaga, e esta é redirecionada de volta ao sistema.

O calendário de matrículas de 2024 se estabeleceu, primeiramente, com o ato de rematrículas automáticas dos alunos que já frequentavam a rede pública de ensino no Amazonas em 2023, seguido pelo reordenamento e suas respectivas transferências. O ato de matricular novos alunos é a continuação prevista neste calendário.

Segundo Irlanda Araújo, Gerente de Matrículas da Secretaria de Educação, está fase final da programação do Calendário de Matrículas está iminente. “Começamos todos os procedimentos de matrículas desde o ano passado. Após o período destinado aos novos alunos, a rede pública determina um período para atender os alunos retardatários, ou seja, aqueles que por alguma razão não conseguiram se matricular no tempo estipulado”, afirma Irlanda Araújo.

Jovens e Adultos
As expectativas para 2024 também incluem vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na capital e no interior do estado. O mesmo prazo de matrícula se aplica a eles, a partir de quarta-feira (17/01).
Em 2021, uma reformulação ocorreu na estrutura da EJA no Amazonas. O ano letivo, que durava 12 meses, passou a ser semestral, ou seja, apenas seis meses.

Documentos necessários
Os documentos exigidos para a matrícula de novos alunos compreendem:

Comprovante de escolaridade original:
• Guia de transferência
• Histórico Escolar
• Declaração de transferência (válida por 30 dias) para alunos vindos da rede particular, federal, de outro estado ou do interior do estado.
• Certidão de nascimento (original e cópia).
• CPF e RG (original e cópia) do aluno de ensino médio.
• Cartão de vacinação (cópia).
• Duas fotos 3X4 atuais do estudante.
• Documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula, para alunos menores de idade.
• Comprovante de residência atualizado (com data de até 30 dias da apresentação).

Fonte: https://cm7brasil.com/amazonas/matricula-de-novos-alunos-na-rede-publica-de-ensino-inicia-nesta-quarta-feira-17/

About Author

Redação 2