Governador Wilson Lima se reúne com embaixadores da Ásia e discute cooperação.
Na última segunda-feira, dia 15, o governador do Amazonas, Wilson Lima, filiado ao União Brasil, teve o prazer de acolher uma prestigiosa comitiva internacional. Essa comitiva era composta por embaixadores dos países que integram a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). A visita foi especialmente planejada para que os participantes pudessem se familiarizar com as realizações do Amazonas em áreas estratégicas como ciência, tecnologia, inovação e, claro, preservação ambiental.
Nessa ocasião singular, representantes de sete nações, a saber, Camboja, Filipinas, Indonésia, Tailândia, Myanmar, Vietnã e Timor Leste, estiveram presentes. Além deles, autoridades engajadas em promover a ponte entre o Brasil e o vigoroso continente asiático também marcaram sua presença.
Durante a recepção, Wilson Lima fez questão de destacar a afinidade existente entre o Amazonas e diversos países asiáticos, em especial, a semelhança climática e as parcerias empresariais no Polo Industrial. “Aproximar esses laços com nações que veem valia nos nossos empreendimentos e que estão abertas à cooperação é essencial”, comentou o governador, enfatizando a vitalidade dessas relações internacionais.
Os dignatários estrangeiros foram brindados com informações detalhadas sobre os progressos que o Governo do Estado vem conquistando em variados temas. As explanações ficaram a cargo dos titulares das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Meio Ambiente (Sema), Cultura (SEC), da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Dentre os temas abordados, destacaram-se as políticas públicas direcionadas à educação e à economia sustentável, a exemplo da iniciativa “Escola da Floresta”, além dos projetos voltados para o crédito de carbono em Autazes, a exploração de potássio e gás natural em Silves.
A visita também foi uma oportunidade para que a comitiva descobrisse mais sobre os esforços do estado em desenvolvimento social, por meio de projetos como Prato Cheio, Amazonas Meu Lar e Auxílio Estadual Permanente. Sem falar nas iniciativas culturais e turísticas que agregam valor à região.
A Asean, organização intergovernamental, engloba dez nações do sudeste asiático e tem como missão promover a cooperação e facilitar a integração em diversas esferas, como a econômica, política e cultural, fomentando o desenvolvimento e estabilidade da região.
Esse encontro destaca-se não só pela oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, mas também pela possibilidade de fortalecer laços e explorar novas áreas de cooperação entre o Amazonas e os países membros da Asean.
Com informações da assessoria