Governador Wilson Lima avalia progresso das obras do primeiro conjunto habitacional da comunidade da Sharp
**Amazonas – Vistoria do Governador Wilson Lima nas Obras do Conjunto Habitacional da Sharp**
O governador Wilson Lima vistoriou nesta quinta-feira (1º/08) o andamento das obras do primeiro conjunto habitacional da comunidade da Sharp, localizado na zona leste de Manaus. Este conjunto faz parte dos empreendimentos realizados pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O projeto é o terceiro executado pelo Governo do Amazonas e está inserido no programa Amazonas Meu Lar, que tem a meta de entregar mais de 24 mil soluções habitacionais até 2026 para famílias que residem em áreas de risco, beneficiando 176 famílias inicialmente.
“Aqui, retiramos aproximadamente 800 famílias que não mais sofrerão com alagamentos. Isso nos dá uma sensação de que estamos no caminho certo e faz uma grande contribuição para reduzir o déficit habitacional de décadas”, afirmou o governador.
### O Projeto
As unidades habitacionais deste conjunto serão divididas em 22 blocos na área conhecida como Platô da Sharp. O projeto total para a Comunidade da Sharp prevê 616 apartamentos distribuídos em 77 blocos, reassentando famílias que viviam anteriormente em palafitas. As obras, que demandam um investimento de R$ 420 milhões, são geridas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
“Esta será a maior obra do Prosamin, proporcionando moradia digna a várias famílias e respeitando a preservação da natureza, além de preservar o igarapé da região. É um exemplo de sustentabilidade,” destacou Fausto Jr., titular da Sedurb.
### Trabalhos em Andamento
A UGPE já concluiu a terraplanagem e iniciou as obras de fundação. As equipes continuarão com a construção de pilares, vigas, lajes e, finalmente, os acabamentos. A entrega do primeiro bloco do residencial está prevista para o final de 2024.
“Ver o andamento da obra é satisfatório, pois é uma mudança radical. É a primeira vez que o Prosamin+ atua na zona leste da cidade, ampliando seu alcance e melhorando a qualidade de vida,” reforçou João Benaion, subcoordenador de Engenharia da UGPE.
### Inovações
O complexo habitacional da Sharp incluirá a construção de uma ponte na Avenida Autaz Mirim e um projeto de reflorestamento com espécies nativas. A ponte substituirá uma antiga galeria, prevenindo alagamentos e melhorando o trânsito local. Um desvio foi criado para manter a fluidez do trânsito durante as obras, e 720 metros de canal de macrodrenagem já estão em execução.
A galeria antiga, onde passa o Igarapé do Quarenta, já foi demolida, aguardando agora o remanejamento de uma torre de alta tensão para continuar com a perfuração das estacas. A previsão é que a ponte seja concluída ainda neste semestre.
Foram instalados 3.610 metros de rede coletora de esgoto, 495 ligações domiciliares, um Centro de Reservação e Distribuição de Água (CRD-01) e uma Estação Elevatória de Esgoto.
### Reflorestamento
A nova fase do Prosamin+ prioriza o reflorestamento de áreas degradadas e expansão das áreas verdes. Esta é a primeira vez em 17 anos do programa que o reflorestamento é incluído, alinhando-o com a agenda global de sustentabilidade ambiental e tornando a cidade mais resistente às mudanças climáticas. Serão 111 mil metros quadrados de área reflorestada e 62 mil m² de arborização urbana, utilizando espécies nativas.
A UGPE já produziu mais de 10 mil mudas de 30 espécies para o reflorestamento de áreas do Prosamin+, incluindo buritizeiro, bacabeira, sumaúma, seringueira, açaizeiro, ingazeira, pau pretinho, entre outras. A meta é produzir 50 mil mudas para recuperar 25% da área verde.
Além de melhorar o microclima, o projeto de reflorestamento criará um corredor verde, conectando dois fragmentos florestais importantes: a APA Manaós, no Coroado, e a Reserva Sauim Castanheiras, no Puraquequara, ambas na zona leste de Manaus.
### Prosamin+
Serão quatro complexos habitacionais pelo Prosamin+, totalizando 752 apartamentos. O residencial Rodrigo Otávio, o primeiro, foi entregue em maio do ano passado com 32 unidades. Na comunidade da Sharp, serão 616 apartamentos em 77 blocos, e na área da Manaus 2000, zona sul, mais 32 unidades serão erguidas em duas quadras habitacionais. Outro conjunto habitacional está em construção no bairro Cachoeirinha, zona sul, com 72 apartamentos.
Até agora, o Prosamin+ reassentou mais de 1,2 mil famílias das comunidades da Sharp, zona leste, e Manaus 2000, zona sul, com diversas soluções habitacionais, incluindo bônus moradia, indenizações, auxílio moradia e bolsa moradia transitória.