April 25, 2024
Amazonas Manaus

Embratur afirma que Natal terá o maior aumento de turistas estrangeiros em janeiro de 2024.

Embratur afirma que Natal terá o maior aumento de turistas estrangeiros em janeiro de 2024. orte dos Reis Magos, em Natal — Foto: Canindé Soares

Natal se destaca como a capital brasileira com maior aumento de turistas estrangeiros em janeiro de 2024, de acordo com um levantamento divulgado pela Embratur. A cidade potiguar espera receber um crescimento de 26,6% no número de visitantes de outros países em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse dado reforça a tendência observada em janeiro de 2023, quando Natal teve um aumento impressionante de 54,7% em relação ao mesmo mês de 2022.

Os principais países emissores de turistas internacionais para Natal são Argentina, Portugal, Itália e Estados Unidos. Esse incremento no número de visitantes é uma excelente notícia para a economia local, pois significa mais dinheiro circulando na cidade e mais oportunidades de emprego e renda para os moradores. O setor do turismo já emprega cerca de 18 mil pessoas formalmente apenas na capital potiguar.

O Rio Grande do Norte como um todo também se beneficia do turismo, sendo um dos pilares da sua economia. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, o setor estima ter sofrido um prejuízo de mais de R$ 1,5 bilhão. Portanto, esses números positivos são essenciais para a recuperação econômica do estado.

Outras capitais brasileiras também tiveram um crescimento significativo no número de turistas estrangeiros. Salvador, por exemplo, espera um aumento de 24,7%, com Argentina, Estados Unidos, Portugal e Itália sendo os principais emissores. Manaus, por sua vez, terá um aumento de 23,7% no número de visitantes internacionais, com destaque para argentinos, estadunidenses, portugueses e italianos.

O Rio de Janeiro e São Paulo também aparecem na lista, com crescimentos de 19,9% e 17,7%, respectivamente. Os principais emissores de ambos são Argentina, Estados Unidos e Portugal. Por fim, Recife terá um aumento de 6,7% no número de turistas estrangeiros, também com Argentina, Estados Unidos, Portugal e Itália liderando a lista.

É importante ressaltar que esses números positivos estão relacionados ao aumento da oferta de voos para o Brasil. O país voltou ao patamar pré-pandemia, com cerca de 64,82 mil voos ofertados por companhias aéreas em 2023. Esse número representa um acréscimo de mais de 40% em relação a 2022, quando foram oferecidos 46,2 mil voos. Além disso, entre janeiro e novembro, foram adicionados 152 novos voos, incluindo rotas que haviam sido suspensas durante a pandemia.

Esses dados são um sinal positivo para o setor do turismo no Brasil, mostrando uma recuperação gradual e promissora. Com a retomada das viagens internacionais, as cidades brasileiras se preparam para receber um número cada vez maior de turistas estrangeiros, impulsionando a economia e fortalecendo o setor turístico do país.

Fonte: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2023/12/27/natal-sera-capital-com-maior-aumento-de-turistas-estrangeiros-em-janeiro-de-2024-diz-embratur.ghtml

About Author

redacao