December 17, 2024
Polícia

Ecobarreiras furtadas por criminosos em Manaus

Ecobarreiras furtadas por criminosos em Manaus Foto: divulgação

Em Manaus, a administração municipal iniciou, em maio, a implementação de ecobarreiras nos igarapés, com o intuito de diminuir a contaminação dos rios. Apenas neste período inicial, foi possível evitar que 60 toneladas de detritos atingissem o Rio Negro, graças à instalação de três dessas unidades de proteção. O projeto tem ambições de abranger os 33 igarapés da metrópole, visando uma redução significativa, de até 80%, no volume de resíduos coletados mensalmente, que hoje oscila entre 500 e 700 toneladas.

Na manhã de terça-feira (16), um acontecimento inesperado foi reportado ao prefeito David Almeida: uma das ecobarreiras, especificamente aquela disposta no igarapé São Francisco, havia sido objeto de furto. Furtivamente, durante a noite, a barreira foi desmontada, possibilitando novamente a dispersão de lixo pelas águas.

Em declaração ao Portal Tucumã, o prefeito de Manaus expressou sua consternação e delineou a gravidade do ocorrido.

“Este ato representa uma violação grave ao meio ambiente e aos nossos esforços pela preservação ambiental. Dedicação como nunca antes vista na cidade está sendo empregada através das ecobarreiras para interceptar os detritos antes de contaminarem o Rio Negro. Nos encontramos no igarapé da Cachoeirinha, na zona de Petrópolis, ao lado do edifício da escola da Polícia Militar”, relatou David Almeida.

Ele também apelou para a cooperação do público em ajudar a identificar os responsáveis pelo furto. “Fazemos um chamado à população para que nos auxiliem, ligando para o 153, que conexão direta com nossa Secretaria Municipal de Segurança Pública. Contamos com a ajuda de todos para encontrar os indivíduos envolvidos no furto e aqueles que possam estar recebendo os itens furtados.”

Ele esclareceu que as ecobarreiras, sendo de alumínio, possuem significativo valor comercial, destacando o comprometimento da prefeitura em enfrentar e prevenir tais atos. “Estamos definitivamente preocupados e focados não somente em prevenir futuros furtos, mas em rigorosamente buscar os autores, sejam eles diretos ou receptadores dos materiais furtados”, concluiu Almeida, enfatizando a decisão do município em dar sequência aos seus esforços de preservação.

Leia mais sobre as inciativas ambientais e fique atualizado com as notícias do Portal Tucumã, agora disponíveis também via WhatsApp.

[Para manter-se informado pelo WhatsApp, clique aqui](https://cutt.ly/96sGWrb)

Fonte: https://portaltucuma.com.br/ecobarreiras-sao-furtadas-por-criminosos-em-manaus-gc25/

About Author

Redação 2