Detran-AM reforça fiscalização para evitar acidentes por consumo de álcool
O Detran do Amazonas (Detran-AM) está intensificando as ações de fiscalização em diferentes áreas da capital, visando melhorar a segurança no trânsito e diminuir os incidentes ocasionados pela combinação perigosa entre direção e consumo de álcool, que se mostra um significativo causador de acidentes, especialmente nos fins de semana.
De acordo com Wendell Waughan, diretor-presidente do Detran-AM, as equipes de fiscalização estão dedicando esforços adicionais em campanhas de conscientização para combater a prática de dirigir após o consumo de álcool. “Estamos comemorando 15 anos da implementação da Lei Seca em 2023, instituída com o propósito de diminuir os índices de acidentes de trânsito provocados por motoristas embriagados ou sob o efeito de outras substâncias psicoativas. Entretanto, observamos que os índices ainda são expressivos, o que nos motiva a continuar trabalhando para reduzir esses números e preservar mais vidas”, destaca Wendell.
Seguindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no seu artigo 165, motoristas flagrados conduzindo veículos sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que cause dependência serão penalizados severamente, com multa e a suspensão do direito de dirigir por um ano.
A legislação também prevê a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a retenção do veículo, de acordo com o § 4º do artigo 270 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
Diante disso, o diretor-presidente do Detran Amazonas faz um apelo: “Se pretende consumir bebidas alcoólicas, por favor, não dirija. Existem opções seguras como táxis e motoristas de aplicativos, além da possibilidade de designar um ‘amigo da vez’, que fica responsável por levar todos para casa em segurança. É uma questão de salvar vidas”.
Da assessoria.