May 18, 2024
Manaus

Brasil prorroga suspensão de visto para turistas da Austrália, Canadá e EUA

Brasil prorroga suspensão de visto para turistas da Austrália, Canadá e EUA Foto: divulgação

Turistas oriundos da Austrália, Canadá e Estados Unidos, que possuam passaportes comuns, continuarão tendo luz verde para adentrar o território brasileiro por meios terrestres, marítimos e aéreos sem a necessidade de obtenção de visto. Um decreto recém-publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União, na terça-feira (9), estendeu a isenção da apresentação do visto até o dia 10 de abril de 2025, em um movimento que adia por mais um ano a implementação da exigência originalmente programada para iniciar a partir desta data.

Esta resolução inicial tinha sido programada para entrar em vigor em janeiro do presente ano, mas foi postergada pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE), argumentando que tal medida poderia impactar negativamente o fluxo turístico durante o pico da alta temporada.

A Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, emitiu comunicado revelando estar em diálogo ativo com companhias aéreas, associações de operadores turísticos e agências de viagens dos países impactados pela alteração, evidenciando seu papel ativo na adaptação do setor a esta mudança.

Além disso, a organização enfatizou “o significado estratégico da medida governamental na preservação da trajetória ascendente na recepção de visitantes internacionais provenientes desses mercados estratégicos, em especial dos Estados Unidos, que ocupa a segunda posição como maior emissora de turistas para o Brasil no ano de 2023, alcançando um número de 668.478 visitantes (representando 11,31% do total)”. Reforçando esta análise, a instituição compartilhou dados que indicam um aumento de 11% na chegada de turistas norte-americanos ao Brasil nos primeiros dois meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Sobre a questão da reciprocidade, desde 2019, turistas provenientes dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão podem ingressar no Brasil sem necessidade de visto, uma política que, à época, não encontrou reciprocidade por parte desses países – brasileiros necessitavam de visto para entrar em qualquer um dos quatro países mencionados.

Contudo, no decorrer do ano passado, o Japão estabeleceu um acordo de isenção mútua de vistos com o Brasil, que entrou em vigor em setembro, aplicável a viagens de até 90 dias.

Para obter mais informações sobre as recentes mudanças nas políticas de vistos e como elas podem afetar sua viagem ao Brasil, continue acompanhando nossas atualizações.

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/

About Author

redacao