April 25, 2024
Manaus Polícia

Atenção dos pais e responsáveis: contratar transporte escolar em Manaus exige cuidado e atenção.

Atenção dos pais e responsáveis: contratar transporte escolar em Manaus exige cuidado e atenção. Foto: divulgação

Com o retorno das aulas, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), ligado à Prefeitura de Manaus, emite alerta aos pais e responsáveis para as devidas precauções ao contratar o serviço de transporte escolar. Em tempos quando a procura por este serviço aumenta, é de suma importância a verificação da regularização do transporte junto ao IMMU, atitude essencial para a segurança das crianças.

“Encorajamos aos progenitores ou tutores a verificar a situação regular das empresas de transporte escolar. Isso significa que os veículos passaram por inspeções rigorosas, proporcionando segurança e tranquilidade no transporte das crianças. Os estudantes sempre devem ser o foco”, ressaltou Alexandre Frederico, o Vice-Presidente de Transportes do IMMU.

Para garantir a segurança, é necessário que os pais ou responsáveis verifiquem a regularização das empresas ou dos operadores individuais junto ao IMMU. A regularização implica que os veículos foram inspecionados e estão de acordo com os padrões de segurança exigidos. Existem duas categorias de operadores no sistema: os operadores individuais, que são pessoas físicas, e operadores jurídicos, que são empresas que fornecem este tipo de serviço.

Os veículos destinados à função escolar devem estar alinhados com a padronização estabelecida pelo IMMU. Isso engloba uma identificação visual única e adaptações de segurança, sendo eles equipados com tacógrafo, cinto de segurança em cada banco, faixa lateral descrita ‘ESCOLAR’ em letras pretas, medindo 40 x 30 cm. Deve apresentar também o número de autorização do IMMU na porta e na parte de trás do veículo.

O IMMU informa que o condutor encontrado conduzindo transportes escolares sem autorização terá o veículo retido e só será liberado após o pagamento de uma multa de 31 Unidades Fiscais do Município (UFM), equivalente a R$ 4.334,42 e a remoção completa das características do veículo.

Para aqueles interessados em se tornar operadores de transporte escolar, o IMMU disponibiliza um portal com todas as informações necessárias para o processo de credenciamento. Acesse o site bit.ly/3HdBk2d para obter as instruções detalhadas e iniciar o processo de obtenção da permissão da prefeitura.

A Prefeitura de Manaus destaca a importância de seguir estas diretrizes para assegurar a segurança dos alunos usuários do transporte escolar.
Com informações da assessoria

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/pais-e-responsaveis-devem-ficar-atentos-na-hora-de-contratar-transporte-escolar-em-manaus/

About Author

Redação 2