May 18, 2024
Manaus

Artista de Parintins retrata influências das religiões afro-brasileiras em suas obras no Norte do Brasil

Artista de Parintins retrata influências das religiões afro-brasileiras em suas obras no Norte do Brasil Foto: divulgação

Manaus (AM) – O rico mosaico cultural brasileiro é resultado da fusão entre diversas culturas e etnias, especialmente as indígenas, europeias e africanas. Nesse contexto diversificado, a Amazônia emerge como um reflexo desse caldeirão cultural. Inspirado por essa riqueza, o artesão de Parintins, Messias Evangelista, deu vida ao projeto “Entalhes da Fé”, uma iniciativa dedicada à criação de esculturas em madeira que ressaltam a vitalidade e o significado da fé nas religiões de matriz africana no Norte do país.

O projeto “Entalhes da Fé” recebeu reconhecimento e foi amparado financeiramente pelo edital da Lei Paulo Gustavo. Conta com o suporte da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Parintins, constituindo um marco significativo para a valorização das manifestações culturais e religiosas afro-amazônicas.

Messias Evangelista destaca que a essência do “Entalhes da Fé” reside na exaltação da religiosidade afro-amazônica através da arte de entalhar madeira. “Este projeto é o resultado de um esforço conjunto entre artistas, acadêmicos, líderes espirituais e comunidades afro-amazônicas. Buscamos, além disso, confrontar preconceitos e estigmas ligados às religiões de raiz africana, celebrando essas tradições e fomentando a diversidade cultural e o respeito mútuo”, compartilha o artesão, que também desempenha papel ativo nas atividades do Terreiro de Umbanda Ogum Beira-Mar e Cabocla Mariana, localizado em Parintins.

![Esculturas de madeira que salientam a influência e o papel da fé nas religiões africânicas](https://emtempo.com.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-07-at-5.17.46-PM-1-889×1024.jpeg) *Foto por Divulgação*

Evangelista também elucidou o processo de criação das obras e o perfil multidisciplinar da equipe envolvida neste empreendimento artístico. “Ao demonstrar o valor artístico do entalhe em madeira, aplicamos quatro técnicas distintas: cinzeladura, entalhe de relevos, escavação de figuras e escavação de lascas. No que tange ao impacto social e econômico, nos focamos em empregar indivíduos do setor artesanal, vislumbrando expandir as chances de desenvolvimento profissional e fomentar o dinamismo econômico em Parintins. Além disso, buscamos criar condições para a autonomia financeira”, enfatiza.

A historiadora de Parintins, Larice Butel, que se envolveu na pesquisa para o projeto, compartilha seu olhar sobre a gênese do “Entalhes da Fé”. “A concepção do projeto é resultado colaborativo com o Centro Cultural Ogum Beira-Mar e Cabocla Mariana. Durante as discussões sobre as obras e o enquadramento do projeto, Messias Evangelista manteve a essência ancestral das religiões de matrizes africanas, como o candomblé e a umbanda, em evidência”, ela relata.

Messias Evangelista e sua equipe concluíram quinze peças, incluindo atabaques, a flecha de Oxóssi (símbolo de sabedoria e protetor das florestas), entre outros elementos ligados às religiões de matriz africana. Estas obras estarão em exposição no Mercado Municipal Leopoldo Neves, em Parintins, abertas à visitação pública no próximo sábado (9), a partir das 8h.

*Informações cedidas pela assessoria de imprensa.

Descubra mais sobre:

– ‘Empodera Ela’: Encontro de artesãs em Manaus realça o trabalho feminino.

– Campanha “Empodera Elas”: Uma vitrine para o talento das artesãs manauaras.

– Cineclube de Arte de Manaus revela tesouros cinematográficos de cineastas do Amazonas.

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/

About Author

redacao