Em um encontro ocorrido na manhã desta quarta-feira (17), representantes das secretarias de Tecnologia da Informação (Setin) e de Controle Externo (Secex) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), dialogaram sobre a criação de mecanismos para melhorar as ações de fiscalização.
O meeting teve a presença dos secretários Stanley Scherrer e Allan Bezerra, além dos diretores de Projetos e Inovação (Diproj), Saulo Coelho Lima, e de Inteligência Artificial (Dinar), Arlesson dos Anjos.
Ao longo do encontro, o diretor da Dinar revelou instrumentos que terão papel crucial nas atividades fiscalizatórias dos auditores durante o exercício corrente. As ferramentas englobam a automação de transferências voluntárias e atos de pessoal, além do ChatTCE – um sistema de inteligência artificial do tribunal para consultas de processos e informações.
“A conselheira Yara Amazônia Lins, nossa presidente, pediu por uma melhora nos procedimentos. Neste contexto, temos itens como automação e uso de inteligência artificial. São tecnologias que podem melhorar as atividades do controle externo. Neste encontro, os líderes e diretores puderam entender o leque de projetos e programas disponibilizados pela Secretaria de Tecnologia,” sublinhou o secretário da Secex, Stanley Scherrer.
“O gestor entende da sua área, por isso decidimos ter este diálogo conosco. O objetivo é melhorar, sob o ponto de vista tecnológico, as atuações do controle externo. Vamos enfrentar um caminho árduo. Estamos atualmente em uma fase de coletas de dados para então, fazer a ‘mágica’ acontecer,” afirmou o secretário da Setin, Allan Bezerra. Ele ressaltou que a automação de vários serviços ajudam na fiscalização dos auditores.
Plataformas de fiscalização
No que concerne às transferências voluntárias, os participantes foram apresentados à tela de monitoramento do envio dos processos, que oferece orientações das ferramentas disponíveis, a exemplo do controle de progresso e informações sobre o julgamento.
A automação de atos de pessoal também tem recebido aperfeiçoamentos pela Setin. Eles promovem ajustes para melhorar o sistema no quesito prestação de contas dos atos. Isso facilita o trabalho para os gestores jurisdicionados e os técnicos responsáveis pelas análises documentais.
A plataforma promove a identificação automática de repetições de contratações temporárias, admissões nos três meses anteriores às eleições e admissões nos últimos 180 dias do mandato do gestor.
ChatTCE
Baseado em uma tecnologia similar ao Chat-GPT (ferramenta globalmente conhecida por conversar com o usuário usando inteligência artificial, oferecendo informações a partir de dados coletados da internet), o ChatTCE é usado no âmbito da Corte de Contas para fornecer dados precisos acerca de processos julgados aos servidores, auxiliando na instrução de novos processos.
Este instrumento é exclusivo para o uso interno dos servidores que atuam em instrução processual. Nele, é possível fazer perguntas sobre processos específicos, tipos de documento em diferentes anos, comparação de documentos de unidades distintas em um mesmo contexto e elaboração de documentos.
Dados fornecidos pela assessoria