July 24, 2024
Polícia

Mecanização e compostagem mitigam impactos da seca na agricultura

Mecanização e compostagem mitigam impactos da seca na agricultura Foto: divulgação

Com a antevisão de um período de estiagem crítico neste ano em Manaus (AM), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) evidencia a urgência de adotar práticas agrícolas mais amigáveis ao meio ambiente, como a compostagem e a mecanização. Essas técnicas, fundamentais para a preparação do solo, emergem como estratégias cruciais na mitigação dos impactos negativos sobre a produção agrícola e pecuária local, simultaneamente atuando como barreiras eficazes contra o avanço das queimadas.

No esforço de promover uma gestão do solo mais ecoeficiente, a mecanização agrícola surge como alternativa preferencial pelo seu potencial em reduzir o uso de queimadas, um problema recorrente nas práticas de agricultura tradicional. Essa abordagem sustentável está ganhando espaço mediante iniciativas como treinamentos especializados e a facilitação de acesso ao crédito rural, visando a aquisição de equipamentos modernos de plantio e colheita.

Foto: Arquivo/Idam

Anecilene Buzaglo, especialista da Gerência de Produção Vegetal (GPV), enfatiza a importância vital da mecanização no combate ao uso de fogo, desde o preparo do solo até as fases de plantio e colheita, sublinhando seu papel na sustentabilidade do ciclo produtivo agrícola.

Paralelamente, a compostagem é destacada como uma medida igualmente eficaz, transformando resíduos orgânicos, como folhas e restos alimentares, em fertilizante natural, uma abordagem que não apenas nutre e fortifica o solo mas também previne incêndios rurais decorrentes da alta temperatura.

Mario Ono, gerente de Apoio à Produção Orgânica (Geapo), esclarece que a compostagem não só recicla e trata dejetos orgânicos mas também simula o processo natural de decomposição da matéria orgânica, criando um substrato rico para o crescimento das plantas. Ele salienta que o sucesso da compostagem é fruto do controle adequado de vários elementos-chave, como umidade, temperatura e oxigenação, além do equilíbrio de nutrientes essenciais.

Com efeito, ao combinar a compostagem a um conjunto de práticas agroecológicas inovadoras, como o emprego de biofertilizantes e sistemas agroflorestais, os agricultores e produtores do Amazonas se posicionam na vanguarda de uma agricultura livre de queimadas, um passo definitivo em direção à sustentabilidade agrícola e proteção ambiental.

Para mais informações sobre medidas contra a estiagem e outras notícias, acompanhe nosso site e não deixe de se inscrever para receber atualizações diretamente em seu WhatsApp pelo link: https://cutt.ly/96sGWrb.

About Author

Redação 2